v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas

Apresentação

  • Apresentação

    Eduardo Santos, Manuel Tavares, Celia Maria Haas
    3-4
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.816.p3-4

Editorial

  • Editorial

    Margarete May Berkenbrock Rosito
    5-13
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.817.p5-13

Artigos

  • A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes

    Regina Magna Bonifácio Araújo, Marcelo Donizete da Silva, Marilene do Carmo Silva
    17-38
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.758.p17-38
  • Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente

    Altair Alberto Fávero, Lidiane Limana Puiati Pagliarin
    194-209
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.762.p194-209
  • Trabalho docente no campo: análise dos processos e características da atividade dos professores de educação especial

    Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
    39-51
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.742.p39-51
  • Avaliação da Educação Superior: o Exame Nacional de Cursos (Provão) e os rankings acadêmicos e índices no contexto da avaliação para a regulação

    Tânia-Aparecida Ferreira, Adolfo-Ignacio Calderón
    210-229
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.760.p210-229
  • Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência

    Sebastião Silva Soares, Selva Guimarães
    52-67
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.725.p52-67
  • Avances, retrocesos y conflictividad en las universidades argentinas: 1960-1970

    María Cristina Vera de Flachs
    230-254
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.761.p230-254
  • O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte

    Carla Juliana Galvão Alves, Jaci Aiko Kussakawa
    68-87
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.774.p68-87
  • Nuevos paradigmas de vinculación de las universidades y el posicionamiento de los actores ante las demandas sociales

    María Teresa de Sierra Neves
    255-269
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.769.p255-269
  • Políticas públicas de incentivo à leitura: o PROLER de Joinville-SC

    Janete Ribeiro Nhoque
    88-104
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.747.p88-104
  • La universidad republicana, laica y liberal en Colombia, una respuesta al poder político aliado con la Iglesia Católica

    Jaime Mejia Gutiérrez
    270-282
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.770.p270-282
  • Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia

    Nilzilene Imaculada Lucindo, Macilene Vilma Gonçalves
    105-131
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.763.p105-131
  • Reconhecer ou não reconhecer títulos estrangeiros? A questão posta aos tribunais brasileiros

    Giselle Cristina Martins Real, Fabricia Gonçalves da Costa
    283-298
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.775.p283-298
  • El significado de la autonomía universitaria en tiempos de bloqueo intelectual

    Judith Naidorf, Ivanise Monfredini, Mariángela Napoli
    299-315
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.781.p299-315
  • Uma perspectiva educacional histórico-crítica na educação permanente em saúde

    Eric Ferdinando Kanai Passone
    132-153
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.773.p132-153
  • Políticas públicas de enfrentamento da evasão na educação superior brasileira: um estudo do estado da arte

    Sirlei Nadia Schirmer, Gionara Tauchen
    316-341
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.782.p316-341
  • Políticas públicas para saúde e educação: conceito de humanização na formação de enfermeiros

    Sandra Lúcia Ferreira, Raul Claudio Choquehuanca Condori, Fernanda Evelin Camarço de Souza
    154-169
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.792.p154-169
  • Para uma política educativa que seja capaz de se pensar e renovar: os maiores de 23

    José Viegas Brás, Maria Neves Gonçalves
    170-193
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v12i3.768
  • Gestão acadêmica de cursos de graduação em duas universidades federais: a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Universidade Federal do ABC (UFABC)

    Acir Mario Karwoski, Derval dos Santos Rosa
    342-354
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.788.p342-354
  • Educação superior no Brasil: direito do cidadão ou serviço-mercadoria?

    Eduardo Santos, José Arnaldo Vitagliano
    355-394
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v12i3.786

Resenhas

  • Como avaliar na educação superior

    Luiz Dalmacir da Silveira
    395-400
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.779.p395-400

Agradecimentos

  • Agradecimentos

    401-403
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.818.p401-403