v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019

Edição completa

Editorial

  • Educação como espaço democrático: diferentes realidades e saberes

    Margarete May Berkenbrock Rosito, Roberto Gimenez, Ida Carneiro Martins
    3-8
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.703.p3-8

Artigos

  • Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares

    Arthur Vianna Ferreira, Júlia Abreu Machado, Thiago da Silva Lyra
    10-23
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.639.p10-23
  • Insurgência e resistência no pensamento freiriano: propostas para uma pedagogia decolonial e uma educação emancipatória

    Aline Belle Legramandi, Manuel Tavares Gomes
    24-32
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.669.p24-32
  • Formação continuada de professores: análise teórica especializada de concepções, modelos e dimensões

    Judenilson Teixeira Amador, Cely do Socorro Costa Nunes
    33-49
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.692.p33-49
  • Clima escolar: mapeamento e análise de artigos científicos constantes no portal de periódicos CAPES

    Nathalia Nicolau Piton, Cristiane Machado
    50-67
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.700.p50-67
  • Atravessamentos no e com o corpo: narrativas estéticas na docência

    Rosvita Kolb-Bernardes, Ana Cristina Carvalho Pereira
    68-79
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.702.p68-79
  • O

    Lucimar Aparecida Martins de Oliveira, Mariana Aranha de Souza
    80-95
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95

Dossiê Temático: Corpo e Movimento na Educação Básica

  • Corporeidade: aproximações atemporais entre pensamentos filosóficos para uma perspectiva complexa da Educação Física escolar

    Maurício Teodoro de Souza, Luiz Sanches Neto, Alan Ovens
    96-107
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.654.p96-107
  • Entre a ostentação do discurso e a miséria das práticas: implicações para o corpo e a educação física escolar no ensino básico no séc. XXI

    Rodrigo da Silva Paiva
    108-124
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.652.p108-124
  • A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar

    Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto
    125-136
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.655.p125-136
  • Corpo: suporte, escultura e escultor

    Rui Proença Garcia, Ana Gabriela Medeiros
    137-145
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.673.p137-145
  • A estética da docência da Educação Física: corpo, emoções e subjetividade

    Jusselma Ferreira Maia, Margarete May Berkenbrock Rosito
    146-159
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.699.p146-159
  • O/a professor/a de educação física na educação infantil

    Priscila Errerias Bonfietti, Gabriel da Costa Spolaor, Rogério de Melo Grillo, Elaine Prodócimo
    160-176
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.674.p160-176
  • O brincar e os contextos físicos escolares: uma reflexão sobre a educação infantil no Município de São Paulo

    Fábio Xavier Santos, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    177-191
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.690.p177-191
  • Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes

    Wagner Wey Moreira
    192-202
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.697.p192-202

Resenhas

  • Escola Internato: adolescência, regras e relações, de Luciane Baseggio Vendruscolo e Maria Teresa Ceron Trevisol. Curitiba: APPRIS, 2017. 193 pp.

    Elizangela Gomes Nascimento
    203a205
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.651.p203a205
  • Revista Historia de la Educación Latinoamericana

    Sandra Liliana Bernal Villate
    206-212
    DOI: https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.687.p206-212