v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010

Publicado: 2010-01-01

Artigos

  • Um Brasil menos desigual? Mobilidade social baixa e evolução lenta da escolaridade média

    Valerio Arcary
    9 - 17
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.164.p9 - 17
  • Base epistemológica para a construção de Currículos Emancipatórios para a EJA, na perspectiva de políticas públicas

    Lourdes de Fátima Paschoaletto Possan
    18 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.165.p18 - 26
  • Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar

    Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez, Cybele Barreto Lobo, Fabio H. Sebata, João Vitor Guedes, Karina Borges, Victor Luiz Adlung da Cruz
    27 - 38
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.166.p27 - 38
  • Violência escolar: o medo nosso de cada dia

    Maria Cecília Sanchez Teixeira
    39 - 51
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.167.p39 - 51
  • Roberta Vasconcelos Leite, Miguel Mahfoud
    52 - 74
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.168.p52 - 74
  • Qualidade da educação e Ensino Fundamental de nove anos: algumas reflexões

    Márcia Aparecida Jacomini, Sylvie Bonifácio Klein
    75 - 92
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.188.p75 - 92
  • A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos

    Nair Correia Salgado de Azevedo, Mauro Betti, José Milton de Lima
    93 - 103
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.169.p93 - 103
  • Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria

    Luiz Antonio Ferreira, Angelo Alecsandro Dal Col
    104 - 112
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.170.p104 - 112
  • Classe hospitalar: um espaço de vivências educativas para crianças e adolescentes em tratamento de saúde

    Simone Maria da Rocha, Maria da Conceição Passeggi
    113 - 121
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.171.p113 - 121
  • A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional

    José Rubens Lima Jardilino, Thatiana F. Guedes Pineda
    122 - 133
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.189.p122 - 133
  • Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal

    Valeska Fortes de Oliveira, Bruna de Almeida Flores, Ionice da Silva Debus, Marília Hartmann, Monique da Silva
    134 - 147
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.172.p134 - 147
  • Formação e trabalho docente na Educação Básica: mudanças paradigmáticas do perfil dos professores no mercado educacional

    Adolfo Ignacio Calderón, Vlademir Marim
    148 - 158
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.173.p148 - 158
  • Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica

    Mary Rangel
    159 - 165
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.174.p159 - 165

Interview

  • Entrevista com Ladislau Dowbor

    Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoque
    166 - 173
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.175.p166 - 173

Resenhas

  • Resenha Notas sobre Educação e Federalismo no Brasil: um debate necessário

    Angela Maria Martins
    174
    DOI: https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.176.p174