https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/issue/feedRevista @mbienteeducação2023-03-20T18:19:24+00:00Margarete May Berkenbrock Rositomargarete.rosito@unicid.edu.brOpen Journal Systemshttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1212Sede (de) empreendedores! 2023-02-16T20:33:25+00:00Francisco Vieira da Silvafrancisco.vieiras@ufersa.edu.brThâmara Soares de Mourathamara.soares068@gmail.comPatrícia Diógenes de Melo Brunetpatricia.melo@ifpb.edu.br<p>O texto analisa três coleções didáticas de Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o intento de investigar como os discursos acerca do empreendedorismo estão articulados com as relações de saber-poder da racionalidade neoliberal. Para subsidiar teoricamente as análises, autores como Foucault (2008a, 2008b, 2010), Dardot e Laval (2016) são mobilizados. Trata-se de um estudo documental de abordagem qualitativa. A análise identificou definições de empreendedorismo e o empreendedor por meio de comentários valorativos, os quais concebem tais práticas como diferenciais, inovadoras e eficientes na consecução de projetos de vida, matizadas pela competividade e flexibilidade da lógica neoliberal.</p>2023-01-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Francisco Vieira da Silva, Thâmara Soares de Moura, Patrícia Diógenes de Melo Brunethttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1225Saberes de inovação pedagógica de formadores de professores2023-03-20T18:19:24+00:00Silvio Duarte Domingossilvio.duartte@gmail.comEdna Maria Querido de Oliveira Chamonedna.chamon@gmail.com<p>O objetivo do artigo foi conhecer os saberes docentes que estão relacionados às práticas de inovação pedagógica na graduação em Pedagogia. Implementou-se uma pesquisa qualitativa, alinhada à abordagem processual da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012). Participaram 23 professores de Pedagogia de uma universidade privada, na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com apoio do software IRaMuTeQ. Os resultados mostraram que as representações sociais dos sujeitos sobre inovação pedagógica se objetivam em “mudança”, “metodologia ativa” e “aluno” e se ancoram na dualidade “pedagogia tradicional versus pedagogia nova”.</p>2023-01-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Silvio Duarte Domingos, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon