Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
DOI:
https://doi.org/10.26843/v12.n3.2019.725.p52-67Palavras-chave:
, HIST? RIAS DE VIDA. TRAJET? RIAS FORMATIVAS. PROFESSORA INICIANTE. DOC? NCIA UNIVERSITÁRIAResumo
Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as trajetórias formativas de professores iniciantes no ensino superior em duas universidades federais na região Norte do Brasil. Neste artigo analisamos as narrativas de três professoras colaboradoras da pesquisa, sobre a entrada na carreira como professora formadora e como a professora formadora aprende ensinar. A abordagem metodológica vincula-se ao campo da pesquisa narrativa, articulada com a história oral de vida. Os dados foram produzidos por meio da entrevista a partir dos eixos temática sobre a história de vida das formadoras e o desenvolvimento profissional na docência universitária. Na análise, empregamos uma leitura Interpretativa-Compreensiva, a partir de uma leitura cruzada. A fase inicial da docência universitária foi compreendida pelas professoras como um tempo de validação dos aprendizados aprendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. As narrativas sinalizaram que o começo da docência no ensino superior é um momento de crescimento pessoal e profissional, sobretudo na construção da identidade docente, compreendida narrativamente como largo processo, carregado de experiências subjetivas e coletivas.
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