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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95

Palavras-chave:

Formação de Professores, Saberes Docentes, Desenvolvimento Profissional.

Resumo

O presente estudo apresenta a compreensão de professoras sobre o que é ser professor. Realizou-se entrevistas semiestruturadas individuais com oito professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que trabalham em uma Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e que participam, juntas, de encontros semanais de formação continuada em serviço. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva qualitativa. A respeito do que é ser professor, as narrativas das professoras apontaram três dimensões: a compreensão da docência como missão; a importância de terem tido modelos de bons professores; e o entendimento de que a profissão permite transformar a realidade que se vivencia. As discussões fundamentaram-se nos estudos acerca dos Saberes Docentes e do Desenvolvimento Profissional, no sentido de oferecer uma contribuição para a formação de professores.

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Biografia do Autor

Lucimar Aparecida Martins de Oliveira, Universidade de Taubaté

Pedagoga e Mestranda em Educação - Universidade de Taubaté

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP.

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-03

Como Citar

DE OLIVEIRA, L. A. M.; DE SOUZA, M. A. O . Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 80–95, 2019. DOI: 10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/701. Acesso em: 22 jun. 2024.

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