TRABALHO DOCENTE: AS CONTRIBUI
DOI:
https://doi.org/10.26843/v9.n1.2016.6.p56%20-%2070Resumo
RESUMO
Trata-se de um estudo concluído.
Downloads
Referências
DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. _________________.O Mistério da Consciência: do corpo e das emoções do conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 ETTEMA, James S.; GLASSER, Theodore L. Custodians of conscience: investigative journalism and public virtue. New York: Columbia University Press, 1998 FOZ, A. Neurociência na Educação. In: PANTANO, Telma; ZORZI, Jaime Luiz. Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos: Pulso, 2009. FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998. GADNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. HASHIMOTO, Cecilia I. Dificuldades de Aprendizagem: Concepções que permeiam a prática dos professores orientadores. Tese de mestrado PUC/SP, 1997. MARIOTTI, Humberto. Ciência cognitiva e experiência humana. Set 2000. Disponível em: Acesso em: 14 set 2014. MIETTO, Vera Lucia. A Importância da Neurociência na Educação, 2009. Disponível em: Acesso em 17 jun 2014. OLIVEIRA, Marina; TREVISAN, Rita. O inconsciente retém memórias que afetam nossas atitudes; saiba como. 29 jul. 2013. Disponível em: Acesso em: 17 fev 2014. PANTANO, Telma; ZORZI, Jaime Luiz. Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos: Pulso, 2009. PEREIRA, Potiguara Acácio. Pedagogia do Sujeito. In: FURLANETTO, E. C.; MENESES, J. G. C. de; PEREIRA, P. A. (Org.). A Escola e o aluno: Relações entre o sujeito-aluno e o sujeito-professor. São Paulo: AVERCAMP, 2007. PIAGET, J. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983. PINTO, A. C. Memória, cognição e educação: Implicações mútuas. In DETRY, B.; SIMAS, F. Educação, cognição e desenvolvimento: Textos de psicologia educacional para a formação de professores. Lisboa: Edinova, 2001 RELVAS, Marta. Estudos da Neurociência Aplicada à Aprendizagem Escolar. Diário Catarinense. 15 ago. 2008. Disponível em: Acesso em 14 ago 2014. ROTH, Gerhard. Em busca da consciência. Revista Mente e Cérebro, set. 2004. Disponível em: Acesso em: 22 abr 2014. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática. In: SACRISTÁN, J. Gimeno; P? REZ G? MEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 119-148. _______________. Aproximação ao conceito de currículo. In: SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000b, p.13-87. SOUZA, Regina Célia. O que é psicologia. Disponível em: Acesso em 17 ago. 2014. VARELA, Francisco J. A mente incorporada. Porto Alegre: Artmed, 2003. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter uma obra à apreciação e possível publicação na revista @mbienteeducação o(s) autor(es) declaram ceder os direitos autorais da mesma dentro das regras da "atribuição 3.0 Brasil" da CREATIVE COMMOMS QUE PODE SER CONSULTADA NO ENDERE? O http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ inclusive o que consta na integra da licença jurídica que também pode ser consultada no endereço: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/legalcode