Cartografia do trabalho docente na e para a educação inclusiva

Rosita Edler Carvalho

Resumo

Resumo

O trabalho docente na e para educação inclusi - va envolve muitos profissionais com diferentes especializações e formações. São muitas as possibi - lidades de atendimento educacional especializado para os alunos que estão em situação de deficiên - cia. Contudo, os resultados das ações pedagógicas desses profissionais ganham contornos diferentes segundo a localização do sistema educacional nas diferentes realidades do Brasil. Refletir sobre a ação pedagógica, tomando o professor como foco, é realizar uma verdadeira cartografia do trabalho docente, seja pela multiplicidade de formações e de desempenhos de seus papéis profissionais, seja pelos locais e as condições materiais em que traba - lham, ou pelas peculiaridades dos alunos. Em 2008 foi apresentada a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, tornando-se necessária a análise do seu texto e a compatibilização de suas diretrizes e recomenda - ções com os trabalhos desenvolvidos por nossos professores, nos diferentes “brasis”.

Palavras-chaves: Trabalho docente; Educação Inclusiva; Diferentes “Brasis”.

Abstract

Teachers’ work in and for inclusive education involves multiple professionals with different backgrounds and expertises. There are several teaching possibilities for students with special needs. However, the pedagogic outcomes of the involved professionals vary across the diffe - rent educational realities of Brazil. By reflecting on pedagogic actions taking the teacher as the central focus, we aim to implement a cartogra - phy of teachers’ work, taking into account their distinct backgrounds and expertises, the different material conditions for teaching, and the hetero - geneity of students. In 2008, the National Special Education Policy was presented in the perspec - tive of Inclusive Education. The new Policy calls for a thorough analysis of its content and the compatibilization of its main directions and re - commendations with the teachers’realities across the different “Brazis”.

Key words: Pedagogic actions; Inclusive education; Differents “Brazis” .

Palavras-chave

Trabalho docente; Educação inclusiva; Diferentes “brasis”.

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