Docência: uma tradição familiar

Eliana Gasparini Xerri, Maria Helena Câmara Bastos

Resumo

Resumo

Os estudos prosopográficos são recorrentes na análise de grupos familiares de diferentes setores, tais como política, economia e medicina, mas não são comuns na docência, objeto de investigação deste trabalho, um estudo de caso da docência na família Guadagnin. Dos 17 filhos de Luiz e Elisa Guadagnin, 11 optaram pela docência, sendo seguidos por 26 netos e alguns bisnetos. É sobre este corpus que se buscou fazer um levantamento das características básicas comuns ao grupo. Fotos, registros escolares, relatos orais de seus descendentes foram os recursos utilizados. As conclusões revelam que a história de vida profissional deste grupo familiar funde-se com a própria história da educação, mais especificamente a da cultura de imigração italiana, revelando as práticas escolares comuns de determinadas épocas. Afora isso, o prestígio social atrelado à profissão também aparece como um dos resultados da escolha da profissão pelos descendentes de Luiz Guadagnin.

Palavras-chave: Prosopografia; Educação; Docentes.

Abstract

The present text systemize the results of a developed prosopographic study next to discipline Practical of Research – Researching the Pertaining to School Culture, under the orientation of the teacher doctor Maria Helena Câmara Bastos, Doctorate, of the College of Education of the PUCRS. The prosopographic studies are recurrent in the familiar cluster analysis of different sectors, such as politics, economy and medicine, but they are not common in the teaching, object of inquiry of this work. Thus, using a methodology where if mixture, as presents Sandra Maria do Amaral (2005), the brief biography with the prosopography, became fullfilled a study of case of the teaching in the Guadagnin family. Of seventeen children of Luiz and Elisa Guadagnin, nine had opted to the teaching, being followed by 28 grandsons. It is on this corpus that if it searched to make a survey of the common basic characteristics of this group. Pertaining to school photos, registers, verbal stories of its descendants had been the resources used for the related study. The conclusions of this study finish for disclosing more specifically that the history of professional life of this familiar group is established with the proper history of the education, of the culture of Italian immigration, disclosing the practical common pertaining to school of determined times. It measures this, social prestige associated the profession also appears as one of the results of the choice of the profession for the descendants of Luiz Guadagnin.

Key words: Prosopography; Education; Teachers.

Palavras-chave

Prosopografia; Educação; Docentes.

Texto completo:

PDF

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2004. ______. (Org). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EdiPUCRS; EDUNEB, 2006. ALMEIDA, Dóris B. A educação rural como processo civilizador. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: vol. III – Século XX. Petrópolis: Vozes, 2005. AMARAL, S. M. O teatro do poder: as elites políticas do Rio Grande do Sul na vigência do Estado Novo. 2006. Tese (Doutorado em História)–Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artemd, 2006. FERREIRA, Tânia Maria T. B. da C. História e prosopografia. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 10., 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPUH, 2002. GUAZZELLI, César Augusto Barcellos et al. (Org.). Questões de teoria e metodologia da História. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. HEINZ, Flavio M. (Org.). Por outra história das elites. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006. JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1. Campinas: Editores Associados, 2001. LOPEZ, Eliane M. T.; FARIA, Luciano M. Filho; VEIGA, Cynthia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. RADIN, Firléia Guadagnin. História da família Guadagnin. Nova Bassano: [s.n.], 1998. RIBEIRO, Liane Beatriz Moretto. Escolas italianas em zona rural do Rio Grande do Sul. In: RIBEIRO, Cleodes; POZENATTO, José Clemente (Org.). Cultura, imigração e memória: recursos & horizontes. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008. VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002. XERRI, Eliana Gasparini. Nova Prata: uma incursão na história. Caxias do Sul: EDUCS, 2004.


Visualizações do PDF:

12 views


Visualizações do Resumo:

120 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud