O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo

Autores

  • Chris de Azevedo Ramil Doutoranda em Educação pelo PPGE/FaE/UFPel http://orcid.org/0000-0002-2338-0558
  • Lucas Gonçalves Soares Professor da Educação básica - anos iniciais e doutorando em Educação pelo PPGE/FaE/UFPel
  • Eliane Peres Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.26843/v10.n2.2017.53.p197%20-%20216

Palavras-chave:

Livro-imagem, Prática de leitura literária, Produção textual, Leitura de imagem

Resumo

Resumo

Este artigo analisa o trabalho com o livro-imagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chris de Azevedo Ramil, Doutoranda em Educação pelo PPGE/FaE/UFPel

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), com Bolsa CAPES desde 2014. Mestre em Educação pelo PPGE/FaE/UFPel (03/2013), Bacharel em Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2002), Licenciada em Artes - Hab. em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2002), e Técnica em Desenho Industrial pela Escola Técnica Federal de Pelotas (1996). Tem experiência nas áreas de Design Gráfico e Artes Visuais, com ênfase em Design Editorial, atuando profissionalmente nas cidades de Pelotas/RS e Barcelona/Espanha. Foi professora substituta do Curso de Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico do Instituto de Artes e Design da UFPel no 2º semestre de 2008. De 08/2009 a 03/2011 atuou como diagramadora na equipe de Editoria de Arte do Jornal Diário Popular de Pelotas/RS. Foi bolsista da CAPES enquanto mestranda (2011-2012). Foi professora-pesquisadora da equipe muldisciplinar do NPTE-UAB/IFSul, na equipe de design gráfico, de 2013 a 2014. Integrante dos projetos/grupos de pesquisa: a) HISALES - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (PPGE/FaE/UFPel), desde 2011; b) Memória Gráfica de Pelotas: um século de Design (CA/UFPel), de 2009 a 2014; c) Modernidade e escolarização: o uso de cartilhas e livros de leituras na Escola Elementar Gaúcha (1832 ? 1930) (PPGE/FaE/UFPel), desde 2012, entre outros.

Lucas Gonçalves Soares, Professor da Educação básica - anos iniciais e doutorando em Educação pelo PPGE/FaE/UFPel

Possui Magistério, pelo Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida - Canguçu/RS, Graduação em Pedagogia, pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel - 2006, Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Especialista Lato Sensu em Pedagogia Gestora - Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade Integradas FACVEST - 2007 e Lato Sensu em Orientação Educacional pela Faculdade de Ciências de Florianópolis - 2013, Mestrado em Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - PPGE/FaE/UFPel. Atualmente cursa Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - PPGE/FaE/UFPel. Atua como profissional da Educação Básica desde agosto de 2003. No muncípio de Canguçu - RS, exerceu as funções de professor (2003 - 2016); diretor de escola (2006); Orientador Educacional (2013 - 2016); Assessor Pedagógico dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação e Esportes - SMEE - Canguçu (2013 - 2016); Coordenador local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2013 - 2016). Atualmente reside em Pelotas e trabalha como docente na rede Estadual e na rede Muncipal de Capão do Leão.

Eliane Peres, Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel)

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFPel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa ("doutorado-sanduíche"). Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CAPES) na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) em 2011-2012. Desde 1991 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2001 atua no PPGE dessa mesma instituição. Foi tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial-MEC/SESU) entre 2007 e 2009. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Alfabetização, Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alfabetização, história da cultura escrita, práticas de leitura e escrita, alfabetização e letramento, livros escolares e formação de professores. No PPGE atua na linha de pesquisa "Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem". ? líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq) desde 2006.

Referências

CARDON, Laurent. Vagalumice. Coleção Que Bicho sou eu. São Paulo: Editora Biruta, 2013.

CASTRILL? N, Silvia. O direito de ler e escrever. Coleção Gato Letrado. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

G? ES, Lúcia Pimentel; ALENCAR, Jakson de (Orgs.). A alma da imagem: A ilustração nos livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores. São Paulo: Paulus, 2009.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender. Os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LEE, Suzy. A trilogia da margem: o livro-imagem segundo Suzy Lee. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

_____. Onda. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify. 2011.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PACHECO, Patrícia da Silva. A linguagem literária: sua especificidade e seu papel. In: PAIVA, Aparecida, MARTINS, Aracy, PAULINO, Graça & VERSIANI, Zélia (Orgs.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Coleção Literatura e Educação, 5. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE, 2004.

RAMIL, Chris de Azevedo; SOARES, Lucas Gonçalves; PERES, Eliane. O livro-imagem e a produção de textos: práticas de leitura literária em uma escola no campo de Canguçu/RS. In: Jogo do Livro, XI e Seminário Latino-Americano - Mediações de Leitura Literária, I, 2015. Belo Horizonte/MG. Anais... Belo Horizonte: FaE/UFMG-CEALE, 2015, v. 1. p. 145-163.

RENN? , Regina. Lá vem o homem do saco. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

REYES, Yolanda. Verbete "Mediadores de leitura". In: FREIRE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro Bregunci (Orgs.). Glossário CEALE: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para professores. 2014. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura>. Acesso em: ago. 2017.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

RAMIL, C. de A.; SOARES, L. G.; PERES, E. O uso de livro-imagem e a produção textual: uma experiência com alunos de 5º ano em uma escola no campo. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 197–216, 2017. DOI: 10.26843/v10.n2.2017.53.p197 - 216. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/53. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos