A linguagem cinematográfica no processo de alfabetização de crianças pequenas

Autores

  • Amanda Maria Franco Liberato UNINOVE
  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli UNINOVE
  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli UNINOVE
  • Nádia Conceição Lauriti UNINOVE
  • Nádia Conceição Lauriti UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.26843/v7.n2.2014.479.p243%20-%20255

Palavras-chave:

Alfabetização da criança, Educação lúdica, Difusão cinematográfica.

Resumo

RESUMO

Este artigo objetiva discutir a linguagem cinematográfica no processo de alfabetização de crianças pequenas. Busca-se responder à seguinte pergunta: A linguagem cinematográfica, se bem utilizada por professores alfabetizadores de crianças pequenas, favorece o processo de alfabetização? A pesquisa foi realizada em uma sala de 1º ano do Ciclo I de uma escola pública localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Como referencial teórico, foram utilizados os seguintes autores: Moran (1995a; 2000); Fantin (2007b) e Freire (2002; 2003; 2004; 2010a; 2010b; 2011). Concluiu-se que, quando a linguagem cinematográfica é utilizada de maneira planejada e organizada, traz benefícios no processo de alfabetização dos pequenos, uma vez que se trata de uma atividade lúdica significativa que mobiliza os diferentes sentidos.

Palavras-chave: Alfabetização da criança; Educação lúdica; Difusão cinematográfica.

THE CINEMATIC LANGUAGE IN THE LITERACY PROCESS OF LITTLE CHILDREN

ABSTRACT

This article aims to discuss the cinematic language in the literacy process of little children. It seeks to answer the following question: The cinematic language if well used by literacy teachers of little children favors the process of literacy? The research was carried out in a room of a first year of the cycle I of a public school located in the eastern part from the city of Sao Paulo. As theoretical framework are used the following authors: Moran (1995a; 2002); Fantin (2007) and Freire (2002; 2003; 2004; 2010a; 2010b; 2011). It was concluded that when the feature film is used as planned and organized method it brings benefits in the literacy process of the children once this is a meaningful of ludic activity that mobilizes the different meanings.

Key words: Literacy of children; Education playful; Cinematographic.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. 2.ed. Brasília: MEC/SEF. 2000. v.2. FANTIN, M. Alfabetização midiática na escola. In. VII Seminário ? Mídia, Educação e Leitura? ? do 16º COLE. Campinas, 2007a. FANTIN, M. Algumas possibilidades do cinema em contextos formativos. In. Anais do I Simpósio Internacional de Educação e IV Fórum Nacional de Educação. Torres, RS, 2007b. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2002. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2003. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2004. FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2010a. FREIRE, P. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2010b. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 50.ed. São Paulo: Cortez. 2011. LUDKE, M.; ANDR? , M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU. 1986. MACHADO, J. L. A. O cinema na escola. Campos do Jordão, 2002. Disponível em: < http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40134.htm >. MORAN, J. M. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Tecnologia Educacional, v. 23, n. 126, p. 24-26, set/ out 1995a. MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, n. 2, p. 27-35, jan/abr 1995b. MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus. 2000. NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto. 2003. SILVA, S. T. A. A linguagem cinematográfica na escola: uma leitura d? O Rei Leão. In: CHIAPPINI, L. Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 2000. TEIXEIRA, I. A. C.; LOPES, J. S. M. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica. 2003.

Downloads

Publicado

2018-01-04

Como Citar

Liberato, A. M. F., Vercelli, L. de C. A., Vercelli, L. de C. A., Lauriti, N. C., & Lauriti, N. C. (2018). A linguagem cinematográfica no processo de alfabetização de crianças pequenas. Revista @mbienteeducação, 7(2), 243–255. https://doi.org/10.26843/v7.n2.2014.479.p243 - 255

Edição

Seção

Artigos Científicos