O programa ler e escrever nas instituições de ensino superior: as falas das alunas pesquisadoras

Autores

  • Amanda Maria Franco Liberato Uninove
  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli Uninove

DOI:

https://doi.org/10.26843/v10.n1.2017.42.p146%20-%20162

Resumo

Resumo

Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo geral analisar a formação sob a perspectiva das alunas pesquisadoras em três Instituições de Educação Superior parceiras do Programa Ler e Escrever/Escola Pública e Universidade na Alfabetização/Bolsa Alfabetização do Governo do Estado de São Paulo. O universo da pesquisa foram três IESs privadas (A, B e C) localizadas na cidade de São Paulo, sendo as duas primeiras faculdades e a terceira, universidade. Como resultados constatamos que as alunas pesquisadoras das faculdades A e B recebem formação mais voltada aos aspectos administrativos, com poucas horas de estudo e reflexão dificultando a apreensão dos conceitos básicos referentes ao processo de alfabetização, mostrando-se inseguras quando imersas na escola, enquanto que as alunas pesquisadoras da universidade C recebem formação mais voltada aos aspectos pedagógicos, possibilitando que elas tenham maior contato com os autores que discutem a alfabetização numa perspectiva construtivista, levando-as a melhor compreensão dos conceitos e, consequentemente, dos procedimentos adotados pelas professoras regentes.

Palavras-chave: Programa Ler e Escrever;Formação de Alunos Pesquisadores;Instituição de Educação Superior.

THE PROGRAM TO READ AND WRITE IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: THE SPEECHES OF RESEARCHERS


Abstract

This text presents the results of a master

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APARÍCIO, Ana Silvia Moço. Formação docente: Reflexões de alunos de pedagogia no programa Bolsa alfabetização. Educação e Políticas Públicas ? Fundação Carlos Chagas: v. 24, nº 55, 2013.

CUNHA, Luci Ana Santos da. Políticas Públicas e formação docente: a possibilidade de investigação didática no Programa Bolsa Alfabetização. Revista Internacional d? Humanitats. Universidade Autònoma de Barcelona, 2012.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995

________________. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2003.

JULIO, Edna. Políticas públicas de educação e formação do professor alfabetizador: o Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização Inicial. Dissertação de Mestrado. Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), 2012.

LAURITI, Nádia Conceição; MOLINARI, Simone Garbi Santana (orgs.). Perspectivas da Alfabetização. (Pedagogia de A a Z; vol. 01). Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

LERNER, Délia; PIZANI, Alicia Palacios de. A aprendizagem da língua escrita na escola: reflexões sobre a proposta pedagógica construtivista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

NEGR? O, Thais Inácio. Programa Ler e Escrever: análise de uma proposta oficial para o tratamento da leitura (PUC-SP). Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica ? PUC-SP, 2012.

REIS, Helena Prestes dos. Alcances e limites do Programa Ler e Escrever: um estudo de caso na escola estadual Professora Cecília de Negri (UNISAL-SP). Dissertação de Mestrado. Centro Universitário Salesiano de São Paulo ? UNISAL-SP, 2012.

S? O PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo In http://lereescrever.fde.sp.gov.br. Acesso em 22 de outubro de 2013.

____________. Comunicado SE ? 86 de 20 de dezembro de 2007. Considerando as disposições da Resolução SE ? 86/2007 e torna pública as orientações para a implantação do Programa Ler e Escrever nas escolas da rede pública estadual. Diário Oficial, São Paulo, SP, publicado em 21 de dezembro de 2007.

______________. Resolução SE ? 86 de 19 de dezembro de 2007. Institui para o ano de 2008, O ? Programa Ler e Escrever? ? no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Diário Oficial, São Paulo, SP, pág. 148 do vol. LX.

________________. Decreto nº 51.627 de 01 de março de 2007. Institui o Programa ? Bolsa Formação ? Escola Pública e Universidade? ?. Casa Civil, São Paulo, SP, publicado em 01 de março de 2007.

________________. Resolução SE nº 90 de 08 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a expansão e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Diário Oficial, São Paulo, SP, publicado em 09 de dezembro de 2008.

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões (org). Educação não formal: campos de atuação (Pedagogia de A a Z; vol. 11). Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

______. Projetos sociais desenvolvidos em universidades da cidade de São Paulo: mapeamento e análise. Tese de Doutorado ? Programa de Pós-Graduação em Educação ? Universidade Nove de Julho ? UNINOVE, São Paulo, 2012.

WEISZ, Telma. Formação, avaliação e políticas públicas. Conferência proferida durante o ? I Simposio Internacional de los posgrados en Escritura y Alfabetización? ?. Universidad Nacional de La Plata. Buenos Aires, 2010.

ZEICHNER, Kenneth M. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação, Santa Maria, RS, v. 35, n. 3, p. 479-504, dez. 2010.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Liberato, A. M. F., & Vercelli, L. de C. A. (2017). O programa ler e escrever nas instituições de ensino superior: as falas das alunas pesquisadoras. Revista @mbienteeducação, 10(1), 146–162. https://doi.org/10.26843/v10.n1.2017.42.p146 - 162

Edição

Seção

Artigos Científicos