UM ESTUDO SOBRE OS FATORES CONTRIBUTIVOS PARA A ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA UNIVERSIDADE P

Autores

  • Jackeline KyokoYada Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26843/v9.n1.2016.3.p09%20-%2022

Resumo

RESUMO

Esta pesquisa tem por tema o exercício da docência com foco na escolha profissional. O objetivo é investigar fatores sociais relacionados à escolha do curso de Pedagogia por alunos de graduação. As questões que norteiam a pesquisa são:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, P. O senso prático. Tradução: Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes. 2009. ______. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. M. (Orgs.). Escritos de educação. 11ª edição. Petrópolis: Vozes, p. 71-80, 2010a. ______. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. M. (Orgs.). Escritos de educação. 11ª edição. Petrópolis: Vozes, p. 81-126, 2010b. ______. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: Zouk/Edusp, 2011a. ______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011b. ______. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: sociologia. Tradução Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Editora Olho d? Água, p. 39-72, 2013. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Tradução: Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. BRASIL. Ministério da Educação, da Cultura e do Desporto (MEC). Na medida. Boletim de Estudos Educacionais do INEP. Brasília: MEC, Ano 1, n. 3, 2009. GATTI, B. A. (coord.) Atratividade da carreira docente no Brasil. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2009. GOUVEIA, A. J. Professoras de Amanhã: Um Estudo de Escolha Ocupacional. Rio de Janeiro: Editora Pioneira, 1970. GUIMAR? ES, R. M.; ROMANELLI, G. A inserção de adolescentes no mercado de trabalho através de uma ONG. Psicologia em Estudo. v. 7, n. 2, p. 117-26, jun/dez 2002. LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. NOGUEIRA, C. M. N. Limites da explicação em sociologia da educação: considerações a partir de pesquisas sobre o processo de escolha do curso superior. In: SBS-XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. Minas Gerais, 2006. GT 03 Educação e Sociedade. Disponível em: . Acesso 10 de nov. 2006. SAMPAIO, M. das M. F.; MARIN, A. J. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1203-1225, set/dez 2004. SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, n.20, p. 60-70, mai/ago 2002.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

KYOKOYADA, J. UM ESTUDO SOBRE OS FATORES CONTRIBUTIVOS PARA A ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA UNIVERSIDADE P. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 09–22, 2016. DOI: 10.26843/v9.n1.2016.3.p09 - 22. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/3. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos