Para um carrego colonial, um ebó decolonial

Saberes e fazeres da Pedagogia do Terreiro e sua contribuição para formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1241

Palavras-chave:

Auto(orís)etnografia, Decolonialidade, Pedagogia de Terreiro

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar como a Pedagogia do Terreiro e os ensinamentos fundamentados e vivenciados nas macumbas podem contribuir para um repensar epistêmico-metodológico sobre a formação de professores, colaborando com a decolonização do conhecimento. A partir de uma abordagem teórico-metodológica decolonial, refletimos por meio de um processo de auto(orís)etnografia para narrar experiências de ser/viver/formar/estar no mundo. O argumento foi dividido em três eixos: a discussão da perspectiva de se os saberes e fazeres da pedagogia do terreiro podem caminhar junto aos saberes da pedagogia escolar, numa perspectiva decolonial; compor interlocuções formativas numa premissa decolonial de valorização dos conhecimentos dos considerados outros, ausentes da academia, no sentido de compor currículos afrorreferenciados; narrar como os saberes e fazeres da pedagogia do terreiro podem se articular com os saberes da pedagogia na Universidade e trançar teias que possibilitem uma formação de professores atravessada pela decolonialidade. A partir da auto(orís)etnografia da primeira autora, concluímos que para carrego colonial da formação docente e da docência, compomos ebós de saberes para abrir caminhos a serem atravessados por encruzilhamentos das pedagogias do terreiro. O terreiro é movência, seguido da feitura de ensinagens e aprendizagens que conectem corpos, saberes e memórias como potências para uma formação docente antirracista, antissexista e contracolonial.

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Biografia do Autor

Belijane Marques Feitosa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFS).

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Educação e da Pós-graduação em Educação. Doutorado em Sociologia (UFS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

FEITOSA, B. M.; DIAS, A. F. Para um carrego colonial, um ebó decolonial: Saberes e fazeres da Pedagogia do Terreiro e sua contribuição para formação de professores. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023005, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1241. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1241. Acesso em: 10 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos Científicos