O valor das narrativas digitais

Promovendo aprendizado para pessoas idosas através da tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1223

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Idosos, Tecnología digital, Educação

Resumo

As narrativas digitais já têm sido muito utilizadas na educação e professores estão usando as narrativas digitais como uma ferramenta para auxiliar no processo educacional. As narrativas digitais podem ser utilizadas como proposta de atividades para intensificar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a fim de contribuir com o processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi aplicar uma metodologia de utilização de recursos digitais para criação de histórias, com idosos com pouca ou nenhuma experiência com tecnologia digital. Para isso, foi ensinado aos participantes técnicas de como criar uma boa história, que posteriormente foram gravadas e editadas num software de edição de vídeo. O trabalho desenvolvido mostrou-se eficaz e vai possibilitar que novos projetos sejam desenvolvidos com a população idosa com pouco ou nenhum letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Doutora Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação.

António Moreira, Universidade de Aveiro

Professor Associado, Departamento de Educação e Psicologia.

Dayse Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Doutora Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação.

Referências

ALVES J. E. D. Envelhecimento populacional no Brasil e no mundo. Novas projeções da ONU. Revista Longeviver, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 5-9, 2019. ISSN: 2596-027X. Disponível em: https://revistalongeviver.com.br/index.php/revistaportal/article/view/787/842. Acesso em: 13 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 jun. 2022.

BRATT, C. et al. Perceived age discrimination across age in Europe: From an ageing society to a society for all ages. Dev Psychol., [S.l.], v. 54, n. 1, p. 167-180, 2018. DOI:10.1037/dev0000398. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29058935/. Acesso em: 13 jun. 2022.

BRITO, M. C. C. et al. Envelhecimento populacional e os desafios para saúde pública.: análise da produção científica. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 161-178, 2013. DOI: 10.23925/2176-901X.2013v16i2p161-178. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/18552. Acesso em: 13 jun. 2022.

BUTLER, R. N. Age-Ism: Another Form of Bigotry. The Gerontologist, [S.l.], v. 9, n. 4, p. 243–246, 1969. DOI: 10.1093/geront/9.4_Part_1.243. Disponível em: http://agisme.eu/wp-content/uploads/2018/02/Butler-Ageism.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.

COUTO, M. C. P. P. et al. Avaliação de Discriminação contra Idosos em Contexto Brasileiro – Ageísmo. Psic. Teor. e Pesq., Brasília, v. 25, n. 4, p. 509-518, 2009. DOI: 10.1590/S0102-37722009000400006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/dkt7tRSPpN7zCnrrK4vG3Rc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2022.

GONZATTI, V.; REGINATTO, A. A experiência de alfabetização digital nas totalidades iniciais da modalidade EJA. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 8-25, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13263/pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.

HALL, S.; RENNICK, K.; WILLIAMS, R. The perennials: the future of ageing. London: Ipsos Mori for the Centre for Ageing Better, 2019.

HARRIS, K. et al. Ageism and the older worker: a scoping review. The Gerontologist, [S.I], v. 58, n. 2, p. e1–e14, 2018. DOI: 10.1093/geront/gnw194. Disponível em: https://academic.oup.com/gerontologist/article/58/2/e1/2894393. Acesso em: 15 jan. 2022.

HAUSKNECHT, S. et al. Sharing Indigenous Knowledge through intergenerational digital storytelling: Design of a workshop engaging Elders and youth. Educational Gerontology, United Kingdom, v. 47, n. 7, p. 285-296, 2021. DOI: 10.1080/03601277.2021.1927484. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03601277.2021.1927484. Acesso em: 15 jan. 2022.

HAUSKNECHT, S.; VANCHU-OROSCO, M.; KAUFMAN, D. Digitising the wisdom of our elders: Connectedness through digital storytelling. Ageing and Society, [S.I], v. 39, n. 12, p.1–21, 2018. DOI:10.1017/S0144686X18000739. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326448776_Digitising_the_wisdom_of_our_elders_connectedness_through_digital_storytelling. Acesso em: 15 jan. 2022.

KALACHE, A. O mundo envelhece: é imperativo criar um pacto de solidariedade social. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 1107-1111, 2008. DOI: 10.1590/S1413-81232008000400002.

KAUFMAN, D. et al. Older Adults’ Digital Gameplay: Patterns, Benefits, and Challenges. Simulate and Gaming, v. 47, n. 4, p. 1-25, 2016. DOI: 10.1177/104687811664573. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1046878116645736. Acesso em: 25 jul. 2022.

KAUFMAN, D.; GAYOWSKY, T. Older adults’ perceived benefits of digital gameplay: Associations with demographics and game use patterns Benefits of digital gameplay. Gerontechnology, Eindhoven, v. 17, n. 1, p. 56–67, 2018. DOI: 10.4017/gt.2018.17.1.006.00. Disponível em: https://journal.gerontechnology.org/archives/a683d0a919094246ad0155686e2451d3.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.

KEARNEY, M. A learning design for student-generated digital storytelling. Learning, Media and Technology, London, v. 36, n. 2, p. 169–188, 2011. DOI: 10.1080/17439884.2011.553623. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/254303395_A_learning_design_for_student-generated_digital_storytelling. Acesso em: 25 jul. 2022.

KIM, H.; LEE, J. H. The Value of Digital Storytelling as an L2 Narrative Practice. Asia-Pacific Education Researcher, Singapore, v. 27, n. 1, p. 1–9, 2018. DOI: 10.1007/s40299-017-0360-3. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40299-017-0360-3. Acesso em: 25 jul. 2022.

KOCAMAN-KAROGLU, A. Personal voices in higher education: A digital storytelling experience for pre-service teachers. Education and Information Technologies, v. 21, n. 5, p. 1153-1168, 2016. DOI: 10.1007/s10639-014-9373-1.

KOTLUK, N. Researching and evaluating digital storytelling as a distance education tool in physics instruction: an application with pre-service physics teachers. Turkish Online Journal of Distance Education (TOJDE), v. 17, n. 1, p. 87–99, 2016. DOI: 10.17718/tojde.59900.

LEE, H.-C. Picgo: designing reminiscence and storytelling for the elderly with photo annotation. Designing Interactive Systems, v. 21, p. 9–12, 2014. DOI: 10.1145/2598784.2602769.

LETHERBY, G.; DAVIDSON, D. Embodied Storytelling. Illness, Crisis & Loss, Amityville, NY, v. 23, n. 4, p. 343–360, 2015. DOI: 10.1177/1054137315590745. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281223652_Embodied_Storytelling_Loss_and_Bereavement_Creative_Practices_and_Support. Acesso em 15 jan. 2022.

LISENBEE, P. S.; FORD, C. M. Engaging Students in Traditional and Digital Storytelling to Make Connections Between Pedagogy and Children’s Experiences. Early Childhood Education Journal, [S.l.], v. 46, n. 1, p. 129–139, 2018. DOI: 10.1007/s10643-017-0846-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-017-0846-x. Acesso em: 15 jan. 2022.

LOPES, A. P. N.; BURGARDT, V. M. Idoso: um perfil de alunos na eja e no mercado de trabalho. Estud. interdiscip. Envelhec., v. 18, n. 2, p. 311-330, dez. 2013.

MANSO, M. E. G. et al. Convivendo com o Câncer: narrativas de adoecimento de um grupo de pessoas idosas na cidade de São Paulo. Revista Kairós-Gerontologia, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 67-84, 2019.

MCWILLIAM, K.; BICKLE, S. Digital storytelling and the ‘problem’ of sentimentality. Media International Australia, Australia, v. 165, n. 1, p. 77–89, 2017. DOI: 10.1177/1329878X17726626. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1329878X17726626?journalCode=miad. Acesso em: 13 jun. 2022.

MIRANDA, G. M. D.; MENDES, A. C. G.; SILVA, A. L. A. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 507-519, 2016. DOI: 10.1590/1809-98232016019.150140.

NIEMI, H. et al. Digital Storytelling for 21 Century Skills in Virtual Learning Environments. Creative Education, [S.l.], v. 5, n. 09, p. 657–671, 2014. DOI: 10.4236/ce.2014.59078. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=46248. Acesso em: 13 jun. 2022.

OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P.; SOUSA, E. R. S. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, 2015.

PECORINI, B. C. P.; DUPLAA, E. Narrative gerontology and digital storytelling: what benefits for elders? MOJ Public Health, v. 6, n. 6, p. 451‒454, 2017.

PRINS, E. Digital storytelling in adult education and family literacy: a case study from rural Ireland. Learning, Media and Technology, v. 42, n. 3, p. 1-16, 2016.

RESMI PRANANTA, Y.; SETYOSARI, P.; SANTOSO, A. Pengembangan Media Boneka Tangan Berbasis Digital Storytelling. Jurnal Pendidikan: Teori, Penelitian, dan Pengembangan, Indonesia, v. 2, n. 5, p. 627–636, 2017. DOI: 10.17977/jptpp. v2i5.10332. Disponível em: http://journal.um.ac.id/index.php/jptpp/article/view/10332/4960. Acesso em: 18 jan. 2022.

SARICA, H. Ç.; USLUEL, Y. K. The effect of digital storytelling on visual memory and writing skills. Computers and Education, United Kingdom, v. 94, p. 298–309, 2016. DOI: 10.1016/j.compedu.2015.11.016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131515300889. Acesso em: 24 jul. 2022.

SCHELL, R. et al. Social Benefits of Playing Wii Bowling for Older Adults. Games and Culture, [S.l.], v. 11, p. 81–103, 2015. DOI: 10.1177/1555412015607313. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282351117_Social_Benefits_of_Playing_Wii_Bowling_for_Older_Adults. Acesso em:24 jul. 2022.

SHEAFER, V. Using digital storytelling to teach psychology: A preliminary investigation. Psychology Learning and Teaching, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 133–143, 2017. DOI: 10.1177/147572571668553. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1475725716685537. Acesso em 15 jan. 2022.

SHELTON, C. C.; ARCHAMBAULT, L. M.; HALE, A. E. Bringing Digital Storytelling to the Elementary Classroom: Video Production for Preservice Teachers. Journal of Digital Learning in Teacher Education, United Kingdom, v. 33, n. 2, p. 58–68, 2017. DOI: 10.1080/21532974.2016.1276871. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/314274288_Bringing_Digital_Storytelling_to_the_Elementary_Classroom_Video_Production_for_Preservice_Teachers. Acesso em: 24 jul. 2022.

SHIRI, A.; HOWARD, D.; FARNEL, S. Indigenous digital storytelling: digital interfaces supporting cultural heritage preservation and access. International Information & Library Review, v. 54, n. 2, 2022. DOI: 10.1080/10572317.2021.1946748.

SLJIVIC, H. et al. Changing attitudes towards older adults: Eliciting empathy through digital storytelling. Gerontology & Geriatrics Education, v. 43, n. 3, p. 360-373, 2021. DOI: 10.1080/02701960.2021.1900838.

URSTAD, K. H. et al. Digital storytelling in clinical replacement studies: Nursing students’ experiences. Nurse Education Today, United Kingdom, v. 71, p. 91–96, 2018. DOI: 10.1016/j.nedt.2018.09.016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/327810932_Digital_storytelling_in_clinical_replacement_studies_Nursing_students'_experiences. Acesso em: 13 jun. 2022.

VIANA, H. B. Influência da atividade física sobre a avaliação subjetiva da qualidade de vida de pessoas idosas. 2003. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.

VIANA, H. B. Universidade da Terceira Idade: Benefícios e Possibilidades para os Idosos. ACTA Científica Revista Interdisciplinar do Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, v. 26, p. 57-68, 2017. DOI: 10.19141/2236-2622.actacientifica.v26.n1.p57-68. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/296975892_Universidade_da_Terceira_Idade_Beneficios_e_Possibilidades_para_os_Idosos. Acesso em: 25 jun. 2022.

VIANA, H. B. Velhice e aprendizagem: o desafio de ensinar pessoas idosas. In: TAVARES, C. N. V.; MENEZES, S. F. (org.). Envelhecimento e modos de ensino-aprendizagem. Uberlândia, MG: EDUFU, 2020a. E-book. Disponível em: http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/envelhecimento-e-modos-de-ensino-aprendizagem. Acesso em 15 jan. 2022.

VIANA, H. B. Projeto digital storytelling: trabalhando narrativas digitais com idosos. RBCEH, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p. 51-61, jan./abr. 2020b. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/8018. Acesso em 15 jan. 2022.

VIANA, H. B.; RAMOS, M. L.; ROZA, R. H. Estilos de aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação no curso de direito. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1823–1837, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.13453. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13453. Acesso em: 13 jun. 2022.

WEBBER, S.; JOHNSTON, B. The Age-Friendly Media and Information Literate (#AFMIL) City: Combining policies and strategies for ageing populations in media and information rich societies. Journal of Information Literacy, v. 13, n. 2, p. 276-291, 2019. DOI: 10.11645/13.2.2672.

WILSKE, A. A. Desafios e perspectivas educacionais em tempos de modernidade líquida x ressignificação das inter-relações. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 15, n. 00, e022022, 2022. DOI: 10.26843/ae.v15i00.1151. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1151. Acesso em: 15 jan. 2022.

YANG, Y. T. C.; WU, W. C. I. Digital storytelling for enhancing student academic achievement, critical thinking.; Learning motivation: A year-long experimental study. Computers and Education, United Kingdom, v. 59, n. 2, p. 339–352, 2012. DOI: 10.1016/j.compedu.2011.12.012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131511003289. Acesso em: 13 jun. 2022.

ZHANG, F. et al. Situated learning through intergenerational play between older adults and undergraduates. Int J Educ Technol High Educ, Netherlands, v. 14. n. 16, 2017. DOI: 10.1186/s41239-017-0055-0. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-017-0055-0. Acesso em: 12 jun. 2022.

Publicado

2023-05-05

Como Citar

VIANA, H. B.; MOREIRA, A.; SOUZA, D. N. de. O valor das narrativas digitais: Promovendo aprendizado para pessoas idosas através da tecnologia. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1223. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1223. Acesso em: 10 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos Científicos