Sede (de) empreendedores!

A racionalidade neoliberal em coleções didáticas de projeto de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1212

Palavras-chave:

Discurso, Projeto de vida, Racionalidade neoliberal

Resumo

O texto analisa três coleções didáticas de Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o intento de investigar como os discursos acerca do empreendedorismo estão articulados com as relações de saber-poder da racionalidade neoliberal. Para subsidiar teoricamente as análises, autores como Foucault (2008a, 2008b, 2010), Dardot e Laval (2016) são mobilizados. Trata-se de um estudo documental de abordagem qualitativa. A análise identificou definições de empreendedorismo e o empreendedor por meio de comentários valorativos, os quais concebem tais práticas como diferenciais, inovadoras e eficientes na consecução de projetos de vida, matizadas pela competividade e flexibilidade da lógica neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Caraúbas – RN – Brasil

Docente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH).

Thâmara Soares de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros – RN – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba (IFPB), Sousa – PB – Brasil

Docente do IFPB. Mestra em Ensino (UERN).

Referências

AMENDOLA, R. GPS: Guia de Protagonismo no Século XXI. São Paulo: Moderna, 2020.

BRASIL. Guia de implementação do novo ensino médio. Brasília, DF: Consed, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 fev. 2020.

CORTI, A. P. Política e significantes vazios: uma análise da reforma do ensino médio de 2017, Educ. rev., Belo Horizonte, v. 35, out. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/sg3HGWqjwdRD5sk5v3Kc5sb/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.

DANZA, H. C.; SILVA, M. A. M. Projeto de vida: construindo o futuro. São Paulo: Ática, 2020.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FOUCAULT. M. Ditos e Escritos IV: Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT. M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25. ed. Tradução: Roberto Machado. São Paulo: Graal Edições, 2008a.

FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France: (1978-1979). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

GREGOLIN, M. R. Michel Foucault: uma teoria crítica que entrelaça o discurso, a verdade e a subjetividade. In: FERREIRA, R.; RAJAGOPALAN, K. (Org.). Um Mapa da Crítica nos Estudos da Linguagem e do Discurso. Campinas, SP: Pontes, 2016. v. 1, p. 115-142.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo como ataque ao ensino público. Trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina, PR: Editora Planta, 2004.

MACEDO, E. F. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação, Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1530-1555, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21666. Acesso em: 11 jan. 2021.

MACEDO, E. F. Fazendo a Base virar a realidade: competências e germe da comparação, Retratos da escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 39-58, jan./mai. 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/967. Acesso em: 19 jan. 2021.

MACHADO, R. Foucault, a ciência, o saber. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2007.

ROSA, L.; VALENTINI JUNIOR, S. V.; BOTTASSO, V. Você no mundo. São Paulo: Moderna, 2020.

SANT’ANNA, D. B. Hayek na praia. In: BUTTURI JUNIOR, A. et al. Foucault & as práticas de liberdade I: o vivo & os seus limites. Campinas, SP: Pontes, 2019, p. 161-174.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

SILVA, F. V. da; MOURA, T. S. de; BRUNET, P. D. de M. Sede (de) empreendedores! : A racionalidade neoliberal em coleções didáticas de projeto de vida. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1212. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1212. Acesso em: 22 abr. 2024.