Relação entre a ética do professor e a transmissão conhecimentos matemáticos a nível universitário
DOI:
https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1179Palavras-chave:
Ética, Transmissão, Conhecimento matemáticoResumo
O estudo centrou-se na construção dos fundamentos da ética docente na transmissão do conhecimento matemático, para que redefinam seu pensamento para ensinar matemática. O estudo situou-se no paradigma qualitativo, utilizando o método bibliográfico, com delineamento de pesquisa documental, apoiado no manejo da hermenêutica, utilizando como técnica o sublinhado, a sinalização, a interpretação e a análise. O processo de tratamento da informação foi validado com categorização, estruturação, contraste, teorização. Os resultados indicaram que os professores trabalham de forma linear, reducionista, disciplinar, fragmentada. Obteve-se a seguinte reflexão: é necessário que os professores universitários formados em outras áreas do conhecimento reconstruam seu pensamento para transformar seus saberes na forma de ministrar o conhecimento, livrando-se de velhas crenças e práticas improdutivas tradicionais, com uma visão transdisciplinar e sistêmica , complexo e, principalmente, humanístico.
Downloads
Referências
ALFONZO, I. Técnicas de Investigación Bibliográfica. 8. ed. Venezuela: Contexto Editores, 2019.
ANGULO, N.; ACUÑA, I. Ética del docente. Educación en Valores, v. 2, n. 1, p. 23-32, enero/jun. 2015.
GUTIÉRREZ, G.; ARRIETA, X.; MELEÁN, R. Fundamentos de la teoría de los Campos Conceptuales de Gerard Vergnaud. AGORA – Trujillo, año 15, n. 30, p. 37-58, 2018. Acesso em: http://bdigital.ula.ve/storage/pdf/agora/v15n30/art03.pdf. Acceso en: 10 jun. 2021.
MACIAS, C. Reconstrucción del Rol Docente de la ems: De Enseñante Tradicional a Enseñante Mediador. 2019. Tesis (Doctoral) – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, Guadalajara, México, 2019.
MARTÍNEZ, O. Las creencias en la educación matemática. Educere, v. 17, n. 57, p. 231-239. 2013. Acesso em: https://www.redalyc.org/pdf/356/35630152008.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
MARTÍNEZ, R.; ARRIETA, X.; MELEÁN, R. Desarrollo cognitivo conceptual y características de aprendizaje de estudiantes universitarios. Revista Omnia, año 18, n. 3, p. 35-48, sept./dic. 2012. Acesso em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=73725513006. Acceso en: 10 jun. 2021.
ORDÓÑEZ, L. Representaciones Semióticas del Concepto de Ecuación Lineal con una Variable a Partir de la Implementación de un Juego Didáctico. Revista Amazonia Investiga, v. 6, n. 11, p. 38-52, 2017. Acesso em: https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/download/598/877/. Acesso em: 10 jun. 2021.
PECHARROMAN, J. El Aprendizaje y la Comprensión de los objetos Matemáticos desde una Perspectiva Ontológica. Educación Matemática, v. 26, n. 2, 2014. Acesso em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40532665005. Acesso em: 10 jun. 2021.
PÉREZ, A. Guía Metodológica para Anteproyectos de Investigación. 4. ed. Venezuela: FEDUPEL, 2019.
SOCAS, M. Dificultades y errores en el aprendizaje de las matemáticas. Análisis desde el enfoque lógico semiótico. In: CAMACHO, M.; FLORES, P.; BOLEA, M. P. (Eds.). Investigación en educación matemática. San Cristóbal de la Laguna, Tenerife: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM. 2017. p. 19-52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter uma obra à apreciação e possível publicação na revista @mbienteeducação o(s) autor(es) declaram ceder os direitos autorais da mesma dentro das regras da "atribuição 3.0 Brasil" da CREATIVE COMMOMS QUE PODE SER CONSULTADA NO ENDERE? O http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ inclusive o que consta na integra da licença jurídica que também pode ser consultada no endereço: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/legalcode