Relação entre a ética do professor e a transmissão conhecimentos matemáticos a nível universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1179

Palavras-chave:

Ética, Transmissão, Conhecimento matemático

Resumo

O estudo centrou-se na construção dos fundamentos da ética docente na transmissão do conhecimento matemático, para que redefinam seu pensamento para ensinar matemática. O estudo situou-se no paradigma qualitativo, utilizando o método bibliográfico, com delineamento de pesquisa documental, apoiado no manejo da hermenêutica, utilizando como técnica o sublinhado, a sinalização, a interpretação e a análise. O processo de tratamento da informação foi validado com categorização, estruturação, contraste, teorização. Os resultados indicaram que os professores trabalham de forma linear, reducionista, disciplinar, fragmentada. Obteve-se a seguinte reflexão: é necessário que os professores universitários formados em outras áreas do conhecimento reconstruam seu pensamento para transformar seus saberes na forma de ministrar o conhecimento, livrando-se de velhas crenças e práticas improdutivas tradicionais, com uma visão transdisciplinar e sistêmica , complexo e, principalmente, humanístico.

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Biografia do Autor

Katiuska Mota, Universidad Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Doctora en Ciencias de la Educación, Magíster en Gerencia de Empresas mención Operaciones, Ingeniero de Petróleo.

Rocío Riffo, Universidad Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Académico. Doctorando en educación, Magister en Educación, Profesora de Educación General Básica, Licenciada en Educación.

Andrés Farias, Universidad Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Académico. Doctorando en educación, Magister en Educación, Ingeniero Comercial, Licenciado en Ciencias de la Administración.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Mota, K., Riffo, R., & Farias, A. (2022). Relação entre a ética do professor e a transmissão conhecimentos matemáticos a nível universitário. Revista @mbienteeducação, 15(00), e022018. https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1179

Edição

Seção

Artigos Científicos