Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável (Região Sul do Chile)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1178

Palavras-chave:

Educação, Meio ambiente, Desenvolvimento, Sustentável

Resumo

A pesquisa teve como objetivo gerar corpus teórico da Educação Ambiental para a promoção do desenvolvimento sustentável nos habitantes da Comuna de Villarrica, Província de Cautín, Região de La Araucanía-Chile. A metodologia foi focada no paradigma qualitativo com o método fenomenológico-hermenêutico. Os principais informantes constituíram cinco (05): três (03) membros da Câmara de Bairro e dois (02) habitantes da localidade. As técnicas de coleta de informações foram entrevistas aprofundadas e observação direta. Na interpretação da informação, foram utilizadas as técnicas de categorização, estruturação, triangulação e teorização. O processo de análise das informações foi realizado por meio da investigação e interpretação dos achados mais significativos. Nas reflexões finais, o estudo levou à postulação de uma visão integrativa ativa, da Educação Ambiental na promoção do desenvolvimento sustentável, sendo possível abordar, desde a análise, explicações e construção coletiva, até a realidade. O corpus teórico permitirá ao indivíduo compreender as relações de interdependência com seu ambiente, a partir do conhecimento reflexivo-crítico de sua realidade biofísica, social, política, econômica, cultural e espiritual para que, a partir da apropriação das condições concretas de existência, possam ser geradas atitudes nele e em sua comunidade, valorização da responsabilidade, cooperação, amor, solidariedade e respeito por sua integridade como ser.

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Biografia do Autor

Natalie Muñoz, Universidad Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Doctorando en educación, Magister en Educación, Profesora de Ciencias mención Biología, Licenciada en Educación.

Albino González, Universidad Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Académico. Doctorando en educación. Ingeniero en Administración, Licenciado en Ciencias de la Administración.

Carlos Concha, Universidad Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Académico. Doctorando en educación. Magíster en Educación. Ingeniero en Administración de Empresas Mención Finanzas.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Muñoz, N., González, A., & Concha, C. (2022). Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável (Região Sul do Chile). Revista @mbienteeducação, 15(00), e022017. https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1178

Edição

Seção

Artigos Científicos