Ambiente escolar

Lutas e desafios no processo de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1171

Resumo

O ensaio relata os desafios enfrentados e as leis que amparam as pessoas com deficiência na rede regular de ensino no Brasil. As contradições existem entre as leis que propõem a inclusão; são consistentes, descritivas e pontuais quanto ao atendimento, aos processos avaliativos e às construções de ambientes favoráveis ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças que desejam ter acesso e permanecer nesses espaços. Fundamentamos o estudo numa abordagem exploratória e descritiva com procedimentos de coletas bibliográficas e documental: nacional e internacional. O discurso se permeia no viés do método do materialismo histórico-dialético. Destarte, percebemos ao longo da pesquisa, que a falta de infraestrutura, bem como um equipamento sem manutenção adequada e a ausência de qualificação dos professores para receber esses alunos e planos de ações que não condizem com as limitações da criança com deficiência, dentre outros fatores, acabam distanciando as pessoas com deficiência dos ambientes escolares.

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Biografia do Autor

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil

Doutorado em Educação.

Silveste Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PA – Brasil

Doutorado em Educação.

Aureliana da Silva Tavares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PA – Brasil

Mestrado em Educação.

Referências

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Publicado

2022-06-03

Como Citar

Rodrigues, J. M. C., Rodrigues, S. C., & Tavares, A. da S. (2022). Ambiente escolar: Lutas e desafios no processo de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. Revista @mbienteeducação, 15(00), e022013. https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1171

Edição

Seção

Artigos Científicos