Da libertação

Educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1170

Palavras-chave:

Ideologias, Educação libertadora, Paulo Freire

Resumo

A Educação Libertadora é o ponto de partida para a superação do sectarismo, que surge de uma leitura acrítica do mundo baseada em ideologias extremistas. O artigo discute a relação entre Educação Libertadora e ideologias, perguntando qual o papel da educação nesse processo de humanização do ser humano. O objetivo é estabelecer uma relação entre Educação Libertadora e superação do sectarismo ideológico, destacando que essa superação só se dá através do diálogo. O caminho percorrido é uma leitura hermenêutica de alguns livros de Paulo Freire que discutem a Pedagogia do Oprimido. Na conceituação de ideologia, Freire é colocado em contato com o pensamento de Paul Ricoeur. O artigo conclui que o papel da escola não é romper com o sectarismo, mas ajudar o ser humano a fazê-lo.

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Biografia do Autor

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas – RS – Brasil

Professor na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Memória Social e Bens Culturais. Doutorado em Educação (UNILASALLE).

Rogério Rech, Faculdades de Ampere (FAMPER), Ampere – PR – Brasil

Professor na graduação. Pós-Doutorado em Educação (UNICAMP).

Referências

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Trezzi, C., & Rech, R. (2022). Da libertação: Educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire . Revista @mbienteeducação, 15(00), e022027. https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1170

Edição

Seção

Artigos Científicos