A implementação da BNCC em um município do ABC Paulista na perspectiva dos gestores escolares
DOI:
https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1161Palavras-chave:
BNCC, Gestão escolar, Políticas educacionaisResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as concepções dos gestores escolares sobre o processo de implementação da BNCC em São Bernardo do Campo no ABC paulista. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevista, com roteiro semiestruturado, realizada com diretores de seis escolas públicas desse município. Os depoimentos dos diretores foram analisados e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados mostram que os diretores são favoráveis à BNCC por entenderem que é necessário ter um documento para orientar a construção dos currículos, mas consideram-na muito ampla, o que pode dificultar a revisão dos projetos pedagógicos das escolas. Outro aspecto identificado na pesquisa é que os professores não estão preparados para o desenvolvimento das competências gerais da BNCC, cuja tarefa representa um desafio a mais para a gestão da escola.
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