Desafios e perspectivas educacionais em tempos de modernidade líquida x ressignificação das inter-relações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1151

Palavras-chave:

Ressignificação, Tecnologias, Ferramentas, Capital Espiritual

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças nas formas de relacionamento humano, estreitando laços de amizade, estudo e trabalho; trouxe-nos o medo do desconhecido, do instável, e ao mesmo tempo, ressignificação do que realmente é fundamental para nossa vida: o capital espiritual sobrepondo-se ao capital social. Em tempos pós-modernos, adaptar-se de acordo com o meio, sem ser afetado física e mentalmente, passou a ser essencial à sobrevivência em sociedade. Relacionamentos que antes nos remetiam à segurança, saúde, relacionamentos e garantias de qualidade de vida, hoje tornaram-se líquidos e fluídos capazes de escapar sem qualquer responsabilidade emocional, então, repensar antigos costumes definirá nossa resiliência, revertendo em capacidade de agregar habilidades, conhecimentos e práticas; voltadas para o conceito de humanização nos ambientes educacionais cada vez mais tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Angélica Wilske, Centro Universitário Unifacvest (UNIFACVEST), Lages – SC – Brasil

Tutora do Curso EaD de Educação Especial. Mestre em Práticas Transculturais – Letras (UNIFACVEST).

Referências

BAUMAN, Z. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Z. O medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em: 10 dez. 2019.

FARIA, E.; SOUZA, V. L. T. Sobre o conceito de identidade: Apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 35-42, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v15n1/04.pdf. Acesso: 20 ago. 2020.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

GOMES, M. C. O.; PIZA, M. W. T. A tecnologia em sala de aula como ferramenta pedagógica: Uma perspectiva pela ótica de alunos de uma instituição de ensino no município de Botucatu (SP). Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 323-336, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16608/8226. Acesso em: 26 ago. 2020.

LIMA, J. R. O indivíduo na sociedade líquido-moderna e a identidade nacional. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 9, n. 18, p. 43-57, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9893. Acesso em: 21 dez. 2019.

MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. et al. (org.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

PESQUISA Datafolha mostra que as redes públicas continuam atuando para aumentar a oferta de atividade não presencial aos estudantes na pandemia e a maioria dos responsáveis apoia modelo híbrido no retorno às aulas. Fundação Lemann, 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/SWHzonCQokunCJnPsNWOCnO5j704Pn90KG0MFYzE.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.

SANTOS, L. R.; RIBEIRO, A. G.; SILVA, A. M. S. Novas tecnologias e o capital social: Aspectos relevantes. In: CONINTER, 4., 2015, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu, PR: UNIOSETE, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luciana_Santos38/publication/343149367_NOVAS_TECNOLOGIAS_E_O_CAPITAL_SOCIAL_ASPECTOS_RELEVANTES/links/5f18dfdb92851cd5fa3ed68e/NOVAS-TECNOLOGIAS-E-O-CAPITAL-SOCIAL-ASPECTOS-RELEVANTES.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.

TEIXEIRA, A. Webinar: Possibilidades do Ensino Híbrido no Currículo Escolar. CER SEBRAE, 2020. 1 vídeo (94 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8YOt4JKn5aU&feature=youtu.be. Acesso em: 14 jun. 2020.

ZOHAR, D.; MARSHALL, I. Capital Espiritual: Usando as inteligências racional, emocional e espiritual para realizar transformações pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Wilske, A. A. (2022). Desafios e perspectivas educacionais em tempos de modernidade líquida x ressignificação das inter-relações . Revista @mbienteeducação, 15(00), e022022. https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1151

Edição

Seção

Artigos Científicos