Construir hábitos alimentares saudáveis com as crianças
Apresentação de um projeto de investigação e intervenção pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1148Palavras-chave:
Alimentação saudável, Atividades práticas, Desenvolvimento holístico, Interdisciplinaridade.Resumo
Os hábitos alimentares adotados pelas crianças têm se tornado uma temática de grande relevo e, atualmente, existe uma grande preocupação em fomentar uma atitude correta no que respeita ao tipo de alimentação a adotar. Porém, na prática, verifica-se, em alguns contextos educativos, que as crianças não adotam hábitos alimentares saudáveis no seu cotidiano. O presente artigo resulta da análise de dois projetos de intervenção pedagógica, desenvolvidos no âmbito do Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, que tiveram como foco promover aprendizagens inerentes a hábitos alimentares saudáveis. No desenrolar do projeto, analisamos conceitos e ideias relativas à alimentação saudável, perspectivando o desenvolvimento de competências ao nível da adoção de hábitos alimentares saudáveis. Para tal, promovemos, através duma perspectiva holística do saber e da aprendizagem, atividades práticas, criativas e significativas, propiciando o trabalho colaborativo entre crianças e entre estas e adultos, de modo a alcançar os objetivos de intervenção e de investigação pedagógica perspectivados.
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