Do encontro à pesquisa

O percurso de um processo vivido por três pesquisadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1145

Palavras-chave:

Proposta metodológica de ação, Formação de professores, Encontro

Resumo

Este artigo é a materialização pulsante de um processo de amadurecimento investigativo entre três pesquisadoras de diferentes instituições de ensino superior do Brasil que, a partir de um projeto interinstitucional, vêm consolidando uma parceria de estudos e pesquisa que adentra e investe no campo da formação de professores. A união das metodologias de suas teses é o fio condutor para a construção de uma proposta metodológica de ação a ser desenvolvida com estudantes da graduação. A identificação de três elementos potentes nas metodologias - o jogo, o corpo biográfico e a narrativa -, constitui a fundamentação teórica desta escrita que, a partir do encontro (QUINTÁS, 2006), instaurou um campo de pesquisa, presentificando o vivido. Os encaminhamentos do tempo presente visibilizam o caminho percorrido e os avanços que foram acontecendo nesse trajeto.

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Biografia do Autor

Candice Moura Lorenzoni, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS – Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes e Letras. Doutorado em Educação (PPGE/UFSM).

Luciana Martins Teixeira Lindner, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé – RS – Brasil

Professora Adjunta do curso de Matemática. Doutorado em Educação (PPGE/UFPel).

Andrisa Kemel Zanella, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas – RS – Brasil

Professora Adjunta dos cursos de Dança Licenciatura e Teatro Licenciatura do Centro de Artes. Doutorado em Educação (PPGE/UFPel).

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

LORENZONI, C. M.; LINDNER, L. M. T.; ZANELLA, A. K. Do encontro à pesquisa: O percurso de um processo vivido por três pesquisadoras. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 15, n. 00, p. e022005, 2022. DOI: 10.26843/ae.v15i00.1145. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1145. Acesso em: 28 nov. 2023.