Entre a dimensão formal e informal do aprendizado: a escrita de si como dispositivo de formação no contexto universitário

Anne-Sophie Jurion, Camila Aloisio Alves

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de um trabalho de produção narrativa reflexiva, realizado com estudantes do segundo ano de graduação do curso de ciências da educação, de uma universidade pública parisiense. Este trabalho foi realizado entre os anos de 2016 a 2018, no escopo do curso “redação de textos”, cujo objetivo é melhorar a capacidade de escrita dos estudantes face a certas dificuldades e bloqueios identificadas nos mesmos. Para tanto, foi implantado um dispositivo nomeado de diário “exterior-pessoal”, cuja função era servir de suporte aos alunos para exploração do cotidiano de suas vidas através de registros narrativos regulares ao longo dos meses de duração do curso. A partir de um trabalho de análise de conteúdo dos registros dos jornais, foi possível compreender as dificuldades vividas pelos alunos, as estratégias de apropriação do diário e os efeitos positivos do mesmo nos processos de formação formal e informal vivido na universidade.

Palavras-chave

Narração. Experiência. Escrita de si. Aprendizagem experiencial.

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