Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário

Autores

  • Andrisa Kemel Zanella Universidade Federal de Pelotas
  • Lúcia Maria Vaz Peres Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.26843/v5.n2.2012.111.p171%20-%20179

Palavras-chave:

Formação de professores, Imaginário e educação

Resumo

RESUMO

Este texto refere-se a um recorte do estudo desenvolvido por uma das autoras na sua tese de doutoramento, cujo intuito principal visa problematizar a formação humana de professores, em seu estágio inicial, no que tange ao corpo biográfico e ao imaginário. O corpo biográfico será abordado como memória decorrente do trajeto formativo de cinco alunas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. E o imaginário, como um reservatório antropológico que no decurso da formação pode fermentar as representações sobre si-mesmo e, consequentemente, sobre os futuros alunos.

Palavras-chave: Formação de professores; Imaginário ; Educação.

NEW POSSIBILITIES FOR THINKING HUMAN ASPECTS OF TEACHER FORMATION: REFLECTIONS FROM THE BIOGRAPHICAL BODY WOVEN WITH STUDIES OF THE IMAGINARY 

ABSTRACT

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

ZANELLA, A. K.; PERES, L. M. V. Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 171–179, 2017. DOI: 10.26843/v5.n2.2012.111.p171 - 179. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/111. Acesso em: 28 nov. 2023.

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