Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário
DOI:
https://doi.org/10.26843/v5.n2.2012.111.p171%20-%20179Palavras-chave:
Formação de professores, Imaginário e educaçãoResumo
RESUMO
Este texto refere-se a um recorte do estudo desenvolvido por uma das autoras na sua tese de doutoramento, cujo intuito principal visa problematizar a formação humana de professores, em seu estágio inicial, no que tange ao corpo biográfico e ao imaginário. O corpo biográfico será abordado como memória decorrente do trajeto formativo de cinco alunas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. E o imaginário, como um reservatório antropológico que no decurso da formação pode fermentar as representações sobre si-mesmo e, consequentemente, sobre os futuros alunos.
Palavras-chave: Formação de professores; Imaginário ; Educação.
NEW POSSIBILITIES FOR THINKING HUMAN ASPECTS OF TEACHER FORMATION: REFLECTIONS FROM THE BIOGRAPHICAL BODY WOVEN WITH STUDIES OF THE IMAGINARY
ABSTRACT
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