Por que o artista vai à escola?

Intervenções artísticas em escolas da grande São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1060

Palavras-chave:

Artistas, Escola, Motivação, Intervenção artística.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar as motivações que levam artistas de diversas expressões se apresentarem em escolas da região sudoeste da Grande São Paulo. Como referenciais teóricos, fizemos uso das discussões que entrelaçam arte e educação. A região pesquisada inclui a cidade de Itapecerica da Serra, cidades próximas como Embu das Artes e Taboão da Serra e bairros paulistanos como os de Campo Limpo e Capão Redondo. Participaram da pesquisa oito integrantes do Grupo de Poetas Itapoesia, sediado em Itapecerica da Serra, e que têm atuado na organização de saraus, mostras e exposições em escolas da região. Foi aplicado questionário com roteiro semiestruturado e a análise dos resultados indicou que os participantes são motivados, sobretudo, pela proposta de contribuir com a formação artística dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josias Patriolino Lima, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil

Mestre do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Lúcia Villas Boas, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais. Doutorado em Educação (PUC/SP).

Referências

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.

BARBOSA, A. M.; CUNHA, F. P. (org.). Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

SILVA, B. C. Professor de teatro: Um artista em sala de aula (as vozes que me falam). 2015. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Arte Dramática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/131705. Acesso em: 16 jun. 2020.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília, DF: Líber Livro, 2008.

FURLANETTO, E. C. Matrizes Pedagógicas e Formação Docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10., 2009. Actas [...]. Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso /xcongreso/ pdfs/t3/t3c78.pdf. Acesso em: 16 dez. 2020.

FURLANETTO, E. C. Tomar a palavra: Uma possibilidade de formação. Revista @mbienteeducação, v. 2, n. 2, p. 128-135, mar. 2018. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/559. Acesso em: 16 dez. 2020.

MARIN, T. R. A cidade na Avenida: A poética urbana da Avenida Paulista pelo olhar dos artistas que nela trabalham. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-14022012-020307/pt-br.php. Acesso em 26 out. 2019.

NEVES, C. A. B. Poesia na sala de aula: Um exercício ético e estético. 2008. Tese (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15416. Acesso em: 10 jul. 2020.

PIMENTEL, L. G. Novas territorialidades e identidades culturais: O ensino de arte e as tecnologias contemporâneas. ANPAP, Rio de Janeiro, p. 769, 2011. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/lucia_gouvea_pimentel.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020.

SANTOS, I. F. A performance na escola: Evidenciando limites e possibilidades. Revista Nupeart., v. 17, p. 15-26, 2017. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/viewFile/10025/7565. Acesso em: 10 jun. 2020.

SCHINDWEIN, L. M. et al. Pluct, plact, zum: Imaginação e criação artística na escola. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 59-72, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/hcRTqsGz78HXx6btNSMxGRq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 out. 2019.

TAVARES, D. S. S. Da leitura de poesia à poesia da leitura: A contribuição da poesia para o Ensino Médio. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14112/1/DivaSST.pdf. Acesso em: 16 jul. 2021.

Publicado

2022-06-01

Como Citar

Lima, J. P., & Villas Boas, L. (2022). Por que o artista vai à escola? Intervenções artísticas em escolas da grande São Paulo. Revista @mbienteeducação, 15(00), e022003. https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1060

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)