“É devagar, devagarinho”: insubordinação criativa teórico-metodológica como suporte a uma investigação etnomatemática

Jéssica Lins de Souza

Resumo

Um dos desafios das pesquisas com Etnomatemática é o de pensar em práticas de pesquisa que não se limitem às metodologias próprias das pesquisas envolvendo a matemática acadêmica. Como alternativa para uma investigação etnomatemática com trabalhadoras/es e artistas dos barracões de carros alegóricos, fantasias e adereços das escolas de samba Os Protegidos da Princesa e Embaixada Copa Lord, de Florianópolis, desenvolvemos o que chamamos de “insubordinação criativa teórico-metodológica”. As ferramentas teórico-metodológicas incluíram pesquisa teórica, histórica e documental, além de um trabalho de campo que teve como foco observar, analisar e descrever criteriosa e respeitosamente a realidade social das/os componentes, fazendo uso de conversas, entrevistas semiestruturadas, fotografias e gravações audiovisuais. Neste texto, relatamos as dificuldades encontradas para aproximação com o campo e detalhamos os procedimentos utilizados durante a investigação. Por fim, a partir do aprendizado com as/os próprias/os sujeitas/os da pesquisa, validamos as nossas escolhas teórico-metodológicas.

Palavras-chave

Insubordinação Criativa; Etnomatemática; Metodologia de Pesquisa; Escolas de Samba

Texto completo:

PDF

Referências

ALVES, Ataulfo; GESTA, Paulo. Na Cadência do Samba. In: ALBERTO MOTA E SEU CONJUNTO, - Voa Meu Samba. London: Polydor Records, 1961.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

D’AMBRÓSIO, Beatriz; LOPES, Celi. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 51, 2015. p. 1-17.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. 2. ed. Campinas: Papirus, [1999] 2001.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 4. ed. São Paulo: Afiliada, 1998.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnometodologia, Etnomatemática, Transdisciplinaridade: embasamento crítico-filosófico comuns e tendências atuais. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 1, n. 1, 2005. p. 155-167.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, jan./abr. 2005. p. 99-120.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, v.10, n.1, jan./jun. 2008. p. 7-16.

DIVAGAR, Eraldo. Devagar, devagarinho. In: VILA, Martinho da. Tá Delícia, Tá Gostoso. [S.l.]: Sony Music, 1995.

EL PAÍS. Queda de braço entre Crivella e escolas de samba ameaça o Carnaval 2018 no Rio. El País, 2018. Disponivel em: . Acesso em: 26 Agosto 2019.

FIGUEIREDO, Angela. Epistemologia insubmissa feminista negra decolonial. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, 2020. p. 01-24.

FRANKENSTEIN, Marilyn; POWELL, Arthur. Toward Liberatory Mathematics: Paulo Freire’s Epistemology and Ethnomathematics. In: LANKSHEAR, C.; MCLAREN, P. L. The Politics of Liberation: Paths from Freire. Londres: Routledge, 1994. p. 74-99.

FRASER, Maria; GONDIM, Sonia. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 14, n. 28, 2004. p. 139-152.

GERDES, Paulus. Etnomatemática: cultura,matemática, educação. Maputo: Instituto Superior Pedagógico, 1991.

LAKATOS, Imre. Falsification and the Methodology of Scientific Research Programmes. In: WORRALL, J.; CURRIE, G. The Methodology of Scientific Research Programmes. Cambridge: Cambridge University Press, v. Volume 1: Philosophical Papers, 1978. p. 8-101.

NOGUEIRA, João; PINHEIRO, Paulo César. O poder da criação. In: NOGUEIRA, João; PINHEIRO, P. C. Parceria. São Paulo: Gravadora Velas, 1994.

PERNILONGO, Bira. et al. Emoldurada pelo mar, uma história que me representa – crônica de uma cidade em transformação. Florianópolis: Os Protegidos da Princesa, 2015.

REDAÇÃO ND. Desfile de Carnaval de Florianópolis é oficialmente cancelado. ND+, 16 Janeiro 2013. Disponivel em: . Acesso em: 30 Agosto 2019.

SIMAS, Luiz Antonio. O Carnaval e o Samba na Cultura Brasileira. Philos TV (YouTube), 2019. Disponivel em: . Acesso em: 20 mar 2020.

TRAMONTE, Cristiana. O samba conquista passagem: as estratégias e a ação educativa das escolas de samba de Florianópolis. Florianópolis: Núcleo de Publicações do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 1996.


Visualizações do PDF:

31 views


Visualizações do Resumo:

100 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud