Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Criada em 2007, a Revista online @mbienteeducação é uma publicação do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID-SP). Com periodicidade quadrimestral e política de acesso aberto, tem como objetivos divulgar e disseminar a produção acadêmica-científica de pesquisadores nacionais e internacionais na área da Educação, contribuindo para uma discussão mais ampla sobre Educação em seus contextos atuais e de outros tempos e lugares.

 

 

Políticas de Seção

Artigos Científicos

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Interview

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DOSSIÊ TEMÁTICO: ESCOLA NO BRASIL: TEMPO, ESPAÇO E PANDEMIA

V. 14, n.2, maio/ago 2021 DOSSIÊ TEMÁTICO: ESCOLA NO BRASIL: TEMPO, ESPAÇO E PANDEMIA

Editores Convidados: Prof. Dr. José Luís Bizelli[1]; Prof. Dr. José Anderson Santos Cruz[2];

Profa. Me. Thaís Vargas Bizelli[3] (Organizadores)

 

EMENTA: O ambiente escolar tem sofrido influências que provocaram transformações nas relações sociais, administrativas e didático-pedagógicas. Não apenas a imagem dos atores – pais, alunos, professores, diretores – mudou, mas as interações vividas no espaço escolar ganharam outras dimensões, novas plataformas em um mundo que se digitaliza rapidamente, produzindo uma nova noção de tempo – síncrono, assíncrono, remoto, presencial.

Todos as contradições mais sutis ou mais cruas da vida escolar contemporânea foram reveladas concretamente pela pandemia provocada pelo covid-19. O impacto das condições materiais de existência na apropriação de instrumentos capazes de superar o espaço e tempo educacional; o despreparo dos atores para defender seus interesses, seus espaços político-administrativos de atuação e seus “saberes” profissionais; a diminuição do tempo de resposta para enfrentar as discussões mais aprofundadas sobre os métodos educativos e seus resultados; a escolha de uma interpretação de que o fenômeno seria passageiro ou de que a melhor estratégia seria recuperar as perdas prováveis fizeram de 2020 e estão fazendo de 2021 um imenso laboratório que se move para responder à pergunta: “Um país desigual, com problemas historicamente construídos, sujeito às mazelas do desgoverno estrutural pode ter uma Educação que o ajude a se libertar do passado e construir um novo futuro?”

Tudo que se refere ao ambiente escolar atual interessa a este dossiê: análise histórica da construção do espaço e das relações dentro da Escola; metodologias e tecnologias de enfrentamento do tempo e do espaço para ensinar e aprender; experiências concretas na escola durante a pandemia; desafios na formação e na atuação de professores e de gestores escolares; análises das relações escola, país e comunidade na crise provocada pelo Covid-19; enfim, tudo que diga respeito à: “Escola no Brasil: tempo, espaço e pandemia”.

 

Os trabalhos deverão ser entregues até: 15/05/2021

E-mail para envio dos artigos: anderson.cruz@unesp.br – No campo assunto informar “Dossiê 2021 @ambienteeducação”

 

 

Devolutiva com aceite, aceite com revisões requeridas ou recusa: 30/05/2021

Normas de Submissão:

1)                 Máximo 03 autores, sendo pelo menos um com titulação de doutor;

2)                 Todos os autores deverão fazer seu cadastro na plataforma da revista e inserir o ORCID – link para acesso e cadastro: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/user/register

3)                 Nomes dos autores em abreviação;

4)                 Inserir em nota de rodapé: vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular e e-mail de contato, e e-mail deve ser apresentado;

5)                 Máximo de 15/18 páginas, incluindo as referências;

6)                 Título, resumo e palavras-chave nas versões português, inglês e espanhol;

7)                 Resumo até 150 palavras;

8)                 Título com até 15 palavras

9)                 Após parecer e revisão dos artigos, será solicitado aos autores a versão em inglês;

 

Regras de Formatação:

Todos os documentos enviados à Revista @mbienteeducação devem ter o seguinte formato obrigatório: 3 cm de margem superior, 3 cm de margem inferior, 3 cm de margem esquerda e 2 cm de margem direita; parágrafo 1,25; com espaçamento de 1,5 entre as linhas; sem espaço (anterior ou posterior) entre os parágrafos, páginas enumeradas (após a folha de rosto, na margem inferior à direita), fonte em Times New Roman, no corpo 12.

Título e subtítulo devem vir em negrito, em letras maiúsculas, espaçamento 1,5, fonte 12 e alinhamento centralizado, tipo de letra Time News Roman. Trazendo, em seu início, o título do trabalho em português, inglês e espanhol

Nome do autor e coautores devem vir alinhados à direita. Abaixo do nome do autor e coautores devem constar respectivamente o e-mail. Em nota de rodapé os dados de apresentação do autor e coautores.

Resumo, Abstract e Resumen: Os artigos precisam vir acompanhados de resumos em português, abstract em inglês e resumen em espanhol contendo no máximo 150 palavras, com a introdução, objetivo, o método, os resultados e as conclusões do artigo. O espaçamento deve ser simples entre as linhas e sem espaço entre parágrafos, sem conter siglas nem referências, letra tamanho 12. Ao final do resumo, indicar quatro palavras-chave; palabras clave; Keywords (descritores) do conteúdo do texto.

Texto, incluindo introdução, desenvolvimento: subtítulos, tabelas e gráficos (se utilizados), conclusões, referências. Os itens do texto devem estar em caixa alta sem negrito

Informações:

Prof. Dr. José Anderson Santos Cruz

(14) 98153-8896

anderson.cruz@unesp.br



[1] Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Livre docente, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq. Coordenador Nacional FEPAE. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6634-1444. E-mail: jose.bizelli@unesp.br

[2] Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Doutor em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil. Orientador Colaborador ESALQ/PECEGE. Editor Adjunto de Periódicos e Assessor Técnico em Gestão de Periódicos Científicos. Editor responsável pela Editora Ibero-Americana de Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5223-8078. E-mail: anderson.cruz@unesp.br

[3] Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Doutoranda em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8127-5257. E-mail: thaiscontev@hotmail.com

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Resenhas

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Artigos edições anteriores

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Dossiê: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação

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Dossiê Temático: Corpo e Movimento na Educação Básica

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Dossiê temático - Educação Matemática: formação de professores e práticas docentes

O presente dossiê busca discutir a temática da formação de professores e das práticas docentes no âmbito da Educação Matemática.

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Dossiê Temático: Narrar a infância, narrar a juventude: educação, espaços, saúde e artes

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Dossiê Temático: “Educação Superior: políticas e práticas”

A proposta para este dossiê é reunir trabalhos que discutam e analisem os desafios das políticas de educação superior para um ensino de qualidade em tempos de transnacionalização, com foco:

. nas políticas de avaliação institucional e da aprendizagem;

. nas políticas e práticas de formação de professores;

. nas políticas que implicam o público e o privado;

. nas políticas voltadas à modalidade a distância (EAD). 

Serão acolhidos ensaios teóricos e trabalhos com dimensão empírica.

O Dossiê receberá textos em inglês, espanhol e português.

Normas estão disponíveis no endereço:

http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/index

Organização editorial

GRUPPES - Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação Superior.

GESPAG - Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa em Educação Superior: políticas, avaliação e gestão

Editores convidados: Celia Maria Haas (GESPAG/UNICID), Eduardo Santos (Gruppes/UNINOVE) e Manuel Tavares (GRUPPES/UNINOVE)

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Dossiê Temático: “Desafios e perspectivas da educação infantil: políticas e direitos da criança”

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Dossiê temático: "Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas"

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Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos enviados para a Revista @mbienteeducação são, primeiramente, avaliados quanto à formatação e ao cadastro completo dos autores. Caso não correspondam às diretrizes para autores, os manuscritos são devolvidos, indicando-se as solicitações requeridas. Nosso prazo médio para esta tarefa é de 12 a 24 semanas, dependendo do fluxo de artigos submetidos à Revista.

 

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em dois momentos de avaliação. O primeiro momento por membros do Conselho Editorial Científico e o segundo por pareceristas convidados ad hoc. No primeiro, são avaliados os seguintes itens: formatação; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito no template da Revista; resumos em inglês, espanhol e português; números de páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo.

 

No segundo momento de avaliação, o artigo é distribuído aos pareceristas respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

 

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, dois meses. No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.

 

No caso de solicitação de alterações, o artigo pode ser reencaminhado para nova avaliação. Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos ficam então disponíveis para publicação em ordem de protocolo.

 

Periodicidade

A partir de 2018 a Revista @ambienteeducação é publicada quadrimestralmente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.