(2023) v. 16, Publicação Contínua

					Visualizar (2023) v. 16, Publicação Contínua
Publicado: 2023-01-01

Artigos

  • Sede (de) empreendedores! A racionalidade neoliberal em coleções didáticas de projeto de vida

    Francisco Vieira da Silva, Thâmara Soares de Moura, Patrícia Diógenes de Melo Brunet
    e023002
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1212
  • Saberes de inovação pedagógica de formadores de professores

    Silvio Duarte Domingos, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
    e023003
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1225
  • O valor das narrativas digitais Promovendo aprendizado para pessoas idosas através da tecnologia

    Helena Brandão Viana, António Moreira, Dayse Neri de Souza
    e023004
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1223
  • Para um carrego colonial, um ebó decolonial Saberes e fazeres da Pedagogia do Terreiro e sua contribuição para formação de professores

    Belijane Marques Feitosa, Alfrancio Ferreira Dias
    e023005
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1241
  • Mapeamento Sistemático da literatura sobre a Lei 10.639/03, do Parecer CNE/CP 3/2004 e seus impactos insatisfatórios na BNCC

    Maria Elizabete Pereira Mota, José Anderson Santos Cruz
    e023006
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1244
  • Um programa para a promoção da convivência saudável e prevenção da violência virtual “A Convivência Ética On-line”

    Thais Cristina Leite Bozza, Telma Pileggi Vinha
    e023007
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1262
  • O uso de telas, o autismo virtual e os jogos Um panorama a partir do Free Fire

    Cláudia Prioste, Maria Sylvia Celli Rogério, Mariana Bragança Firmino, Simone Martins de Caires Palaro
    e023008
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1265
  • TICS na Educação Física

    Caroline Vieira de Souza Cavalcante, Roberto Gimenez
    e023009
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1219
  • Desenvolvimento profissional e comunicação durante a pandemia Narrativa de professores da educação básica em Portugal

    Conceição Leal-da-Costa, Ilane Ferreira-Cavalcante, Ana López Medialdea, Nieves Martín-Bermúdez
    e023010
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1187
  • Reflexões sobre a construção do homem moral Impacto e perspectivas para a psicologia da educação

    Gelci Saffiotte Zafani, Fabiola Colombani, Thaís Yazawa
    e023011
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1268
  • Trajetória do Atendimento das Crianças Pequenas no Brasil

    Larissa Wayhs Trein Montiel, Magda Sarat
    e023012
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1147
  • Beleza em Guimarães Rosa Ave, Afrodite!

    Elni Elisa Willms
    e023013
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1210
  • Desafios potenciais do currículo como movimento insurgente de descolonização na formação escolar e acadêmica

    Juares da Silva Thiesen
    e023014
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1184
  • Os ditos e não-ditos sobre o papel do preceptor do Programa Residência Pedagógica

    Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Tânia Guedes Magalhães
    e023015
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1194
  • Educação superior A presença das políticas afirmativas

    Sílvia Cristina de Oliveira Quadros
    e023016
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1282
  • A autoavaliação do PPGE/UERN Concepção, construção e execução da proposta

    Simone Cabral Marinho dos Santos, José Cezinaldo Rocha Bessa
    e023017
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1201
  • Desempenho de jovens em biodiversidade associado a marcadores sociais Um estudo longitudinal com base no Enem

    Valquíria Vieira, Paulo Sergio Garcia, Marco Wandercil
    e023018
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1207
  • Do assistir ao aprender Um estudo sobre cinema e educação midiática na ANPED

    Marcos José da Silva Batista, Gilson Cruz Junior
    e023019
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1205
  • Formação e docência em saúde na educação superior Balanço de produção

    Everton Rossi, Filomena Maria de Arruda Monteiro
    e023020
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1234
  • Narração, transmissão da experiência e aprendizagens de um corpo marcado por queimaduras

    Luciane de Conti, Fabiane Gonçalves, Tiago Testa Belegante
    e023021
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1203
  • Reescrever o tempo Memórias educativas sobre uma biblioteca popular no Acampamento Araguaia, Jaguaruana – CE

    João Joel de Oliveira Neto, José Ernandi Mendes, Emerson Augusto de Medeiros
    e023022
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1298
  • Trabalho e Educação Princípio ontológico para uma educação integral

    Arminda Rachel Botelho Mourão, Janilce Negreiros Ferreira, Iraci Carvalho Uchôa
    e023023
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1300
  • Limites e potencialidades do projeto Tuning nas IES do estado de São Paulo

    Maíra Darido da Cunha, José Luís Bizelli
    e023024
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1303
  • Práticas pedagógicas na educação infantil Avaliação formativa nas aulas de educação física da 5ª etapa

    Mário Henrique Dolci, Rosangela Sanches da Silveira Gileno
    e023025
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1304
  • Professores Conteudistas na Educação Superior a Distância Saberes e práticas profissionais

    Emily Caroline Silva, Mariana Muniz Nazima, Celia Maria Haas, Aline Pereira Ramirez Barbosa, Grace Fernanda Severino Nunes
    e023026
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1224
  • Ensino remoto e saúde mental de universitários de terapia ocupacional durante a pandemia

    Meire Luci da Silva, Matheus de Sousa Neto, Letícia de Jesus Leite Mariano, Nilson Rogério da Silva
    e023027
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1236
  • Puxando fios da memória Práticas de leitura e escrita nas narrativas de vida dos acadêmicos em educação do campo

    Bárbara Henrique Barbosa, Sebastião Silva Soares
    e023028
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1245
  • Concepções de estética na educação ambiental Reflexões a partir de uma revisão sistemática de literatura

    Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira, Alexandre Guilherme Motta Sarmento
    e023029
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1247
  • Trabalho docente no contexto pandêmico Um estudo de representações sociais com professores da educação básica

    Martha Marques Teixeira Pereira , Lúcia Villas Bôas
    e023030
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1206
  • Etnomatemática na produção de farinha de mandioca dos produtores rurais da Agrovila do Piquiá, Amapá-AP

    Viviane Guimarães Pinto, Elivaldo Serrão Custódio
    e023031
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1198
  • Educação integral no ensino fundamental em Niterói Gênese do processo de implantação (2013-2014)

    Silvia Monteiro, Waldeck Carneiro
    e023032
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1233
  • Jornadas dionisíacas O jogo teatral dentro e fora da sala de aula

    Ruidglan Barros de Souza, Iduina Mont´Alverne Chaves
    e023033
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1226
  • Os desafios enfrentados pelos docentes no ensino remoto e a importância da educação emocional para formação continuada

    Taísa Caldas Dantas, Maria Maysa Romão Bezerra, Rahyanne Milene da Silva Barros, Vitória Monteiro de Morais
    e023034
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1313
  • Emoções em visitas familiares ao Parque Zoobotânico Emílio Goeldi

    Luisa Massarani, Alessandra Bizerra, Graziele Scalfi, Waneicy Gonçalves , Tatiana Venancio
    e023035
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1200
  • Mapeamento das teses e dissertações sobre a formação do professor de matemática: um olhar para a produção na educação estatística

    Geovane Carlos Barbosa, Celi Espasandin Lopes, Sidney Silva Santos
    e023036
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1172
  • Colaboração no âmbito educacional Uma análise da cooperação intergovernamental na política de creches

    Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Marta Ferreira Santos Farah, Marilia Migliorini de Oliveira Lima
    e023037
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1199
  • Matriz de desenvolvimento profissional docente Contribuições para o campo da formação de professores no Brasil

    Gabriela Miranda Moriconi, Nelson Antonio Simão Gimenes, Amadeu Moura Bego, Daniel Abud Seabra Matos, Rodnei Pereira, Walkiria de Oliveira Rigolon
    e023038
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1220
  • Formação de professores dos anos finais do ensino fundamental para a educação inclusiva

    Amanda Machado Teixeira, Susane Graup, Jaqueline Copetti
    e023039
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1197
  • Da formação docente a estratégias para religar contextual e globalmente os conteúdos curriculares

    Marlene Zwierewicz, Stephanie Cristina Böhme Suchara, Regiane Sepanhaki de Morais, Myriam Esther Ortiz-Padilla
    e023040
    DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1292