v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança

Apresentação

  • Apresentação

    Nonato Assis de Miranda, Paulo Sérgio Garcia
    3-4
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.879.p3-4

Editorial

  • Editorial

    Margarete May Berkenbrock Rosito
    5-11
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.880.p5-11

Artigos

  • Automutilação digital: um estudo exploratório com universitários portugueses

    Carolina Louro, Débora Carvalhosa, José Leonardo, Raquel Sousa, Paula Costa Ferreira, Sidclay B. Souza
    15-30
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.877.p15-30
  • Desafios profissionais da coordenação pedagógica: o que dizem os estudos da área

    Kamila Lima de Santana, ? ngela Maria Martins
    31-43
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.824.p31-43
  • Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE

    Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Lucas Souza Silva, Paulo Henrique Rodrigues da Silva, Leandro Araújo de Sousa, José Airton de Freitas Pontes Junior
    44-57
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.790.p44-57
  • Perfil do egresso em Administração: estudo em uma faculdade particular mineira

    Rafaella Cristina Campos, Ana Carolina Rezende, Mariella Silva Souza, Marina Alvarenga Botelho, Denise Aparecida Hipólito-Borges
    58-75
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.798.p58-75
  • Educação em Sergipe no início do século XX: uma leitura a partir das comemorações escolares

    Cristiano de Jesus Ferronato, Patrícia Batista dos Santos, Bianca Sthephanny Martins Gomes
    76-91
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.840.p76-91
  • O livro didático como objeto da história da educação brasileira

    Oton Magno Santana dos Santos, Natanael Bomfim
    92-105
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.865.p92-105
  • Linguagem, identidade e formação continuada: a constituição do sujeito através das representações linguisticas e identitárias

    Josiane do Carmo Santos da Silva Dias, Vivian da Silva Lobato
    106-120
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.868.p106-120

Dossiê Temático: ? Desafios e perspectivas da educação infantil: políticas e direitos da criança? ?

  • A leitura e a contação de histórias como direitos fundamentais da infância: experiências com crianças em situação de vulnerabilidade

    Andreia dos Santos Oliveira, Sirley Leite Freitas, Elieuza Aparecida de Lima
    121-132
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.785.p121-132
  • O desafio da ampliação de vagas em creches: os diferentes mecanismos de gestão da Prefeitura de São Paulo

    Lilia Asuca Sumiya, Silvia Craveiro
    133-154
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.837.p133-154
  • Vozes e práticas de professoras da educação infantil participantes do PNAIC

    Cláudia Aparecida Ferreira Machado, Geisa Magela Veloso, Maria Jacy Velloso Maia
    155-175
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.845.p155-175
  • Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança

    Clóvis Trezzi, Gabriela Rodrigues Almeida da Rosa
    176-190
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.777.p176-190
  • Educação como direito dos bebês: atendimento, prioridade e acesso na Baixada Fluminense

    Glacione Ribeiro da Silva Arruda, Anelise Monteiro do Nascimento
    191-216
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.843.p191-216
  • Uma reflexão sobre a subjetivação na educação infantil

    Tatiane Priscilla Caires, Márcia Aparecida Amador Mascia
    217-229
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.778.p217-229
  • Educação infantil brasileira: influências e contextos

    Andreia Menarbini, Manuel Tavares Gomes
    230-248
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.780.p230-248
  • Práticas pedagógicas e a construção do conhecimento matemático na educação infantil: autonomia para aprender e para ensinar

    Joana Pereira Sandes, Meire Nadja Meira de Souza, Geraldo Eustáquio Moreira
    249-265
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.847.p249-265
  • O uso de softwares como estratégia de aprendizagem no ensino fundamental: estudo de caso no Centro Educacional Expedito Camilo em São Luís

    Jonilson Costa Correia, Mary Jane Duarte dos Santos
    266-282
    DOI: https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.839.p266-282