A construção do conceito de número pela criança na educação infantil: resolvendo problemas por meio do desenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/v13.n3.2020.939.p60-85

Palavras-chave:

Conceito de número, Problema, Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho possui como tema a construção do conceito de número e tem como objetivo: investigar a construção do conceito de número em crianças, partindo da resolução de problemas e da representação desses resultados por meio do desenho. A abordagem metodológica de investigação foi a pesquisa-ação. O referencial teórico pauta-se nas ideias de autores que discutem a temática da aprendizagem da Matemática. Constatamos que: a) resolver problemas utilizando o desenho possibilita às crianças construir o número; b) essa estratégia pedagógica favorece ao estudante da Educação Infantil o uso das quatro operações sem a sistematização dos algoritmos formais; e, c) não é necessário que a criança esteja alfabetizada para solucionar problemas matemáticos.

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Biografia do Autor

Joana Pereira Sandes, Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, pelo PPGE/UnB. Mestre em Educação, também pelo PPGE/UnB. Pedagoga, com principal atuação na Educação Infantil e com os anos inicias do Ensino Fundamental. Após a conclusão do Mestrado em Educação desenvolveu diversas oficinas pedagógicas na área da Educação Matemática, especialmente para docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais. A base dessas oficinas é sua dissertação cujo tema é "O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização". Atuações profissionais que considera importantes: tutora dos cursos: Pró-Letramento Matemático e Educação Infantil: Educar e Cuidar com a Linguagem Matemática, ambos junto aos professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal e a participação como conteudista, em projeto televisivo, na área da Educação Matemática, para a TV Escola. A última turma em que atuou foi com a de 2º Período - Educação Infantil (SEEDF). Participa atualmente do Projeto de Pesquisa: "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM", que tem por objetivo desenvolver trabalhos e pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática, assentados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Matemática, em diferentes abordagens e perspectivas.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília- Programa de Pós-graduação em Educação.

Estudos Pós-Doutorais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Capes 7), sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria isabel Ramalho Ortigão. Possui Doutorado em Educação Matemática, pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação, pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática, pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências, pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática, pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). ? Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. ? , também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. ? líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022).

Tatiana Santos Arruda, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutora em Educação (2014) - Universidade de Brasília (UnB), com Mestrado em Educação (2007) - UnB e graduação em Pedagogia (2003) - UnB. Atualmente está na formação continuada de professores da educação infantil, na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência como professora de educação básica e do ensino superior, com atuação nos seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental anos iniciais- alfabetização e letramento, ensino superior, currículo, criatividade no trabalho pedagógico e organização do trabalho pedagógico.

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Publicado

2020-09-07

Como Citar

SANDES, J. P.; MOREIRA, G. E.; ARRUDA, T. S. A construção do conceito de número pela criança na educação infantil: resolvendo problemas por meio do desenho. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 60–85, 2020. DOI: 10.26843/v13.n3.2020.939.p60-85. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/939. Acesso em: 22 jun. 2024.