Formação continuada de professores centrada na escola: reflexões teóricas

Autores

  • Judenilson Teixeira Amador Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26843/v13.n2.2020.909.p174-186

Palavras-chave:

Formação continuada. Professores. Escola. Prática Educativa.

Resumo

O texto tem como finalidade realizar reflexões acerca de estudos de teóricos sobre o fenômeno da formação continuada centrada na escola. A pesquisa teórica ora apresentada, faz parte de umas das seções de minha tese doutoral, intitulada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Judenilson Teixeira Amador, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas Pela Universidade Federal do Amapá; Especialista em Didática do Ensino Superior e Gestão do Trabalho Pedagógico; Professor Auxiliar da Faculdade Estácio Macapá; Professor Horista da Faculdade de Tecnologia e Ciências Humanas; Funcionário Público do Estado do Amapá na condição de Professor. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e práticas na Amazònia Amapaense - GEPEA.

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Formação centrada na escola: das intenções às ações. In: ______; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015a. p. 9-24.

CANÁRIO, Rui. O que é a escola? Um ? olhar? ? sociológico. Porto: Porto, 2005.

CANDAU, Vera Maria. Pluralismo Cultural, Cotidiano Escolar e Formação de Professores. In: ______ (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2011a. p. 237-250.

DEÁK, Simone Conceição Pereira. A formação centrada na escola: o que pensam os professores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente. X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCA? ? O, 10., 2011, Curitiba; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTA? ? ES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE EDUCA? ? O ? SIRSSE, 1., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade católica do Paraná, 2011. Disponível em: educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5666_3759.pdf. Acesso em: 3 out. 2018.

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Formação centrada na escola, desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Revista de Educação PUC-Campinas. Campinas, n. 28, p.101-111, jan./jun., 2010. Disponível em: file:///C:/Users/JO? O%20VICTOR/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8we kyb3d8bbwe/TempState/Downloads/79-186-1-SM%20(3).pdf. Acesso em: 3 out. 2018.

GAMA, Natalina Maria Marques Cravo. A formação contínua docente centrada na escola: contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) ? Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2013.

IMBERN? N, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Questões da Nossa ? poca).

NUNES, Hérika Socorro Costa. Formação continuada de professores do Ensino Fundamental centrada na escola: reflexão e pesquisa: ação para a mudança de concepções e práticas de alfabetização e letramento. Tese (Doutorado em Educação) ? Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. (Documento Provisório).

PIATTI, Célia Beatriz. Formação continuada: reflexos na prática dos professores participantes do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores ? PROFA. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Groso do Sul, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo. Cortez, 1999.

______. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: ______; GHENDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 17-52.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Entraves da formação centrada na escola: possibilidades de superação pela parceria da gestão na formação. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org). O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. 13. ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2015. p. 25-44.

SILVA, Moacyr da. A formação do professor centrada na escola: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2001.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

AMADOR, J. T. Formação continuada de professores centrada na escola: reflexões teóricas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 174–186, 2020. DOI: 10.26843/v13.n2.2020.909.p174-186. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/909. Acesso em: 30 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.