Práticas pedagógicas e a construção do conhecimento matemático na educação infantil: autonomia para aprender e para ensinar

Autores

  • Joana Pereira Sandes Universidade de Brasília
  • Meire Nadja Meira de Souza Secretaria de Estado de Educação do DF http://orcid.org/0000-0002-2772-8857
  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.847.p249-265

Palavras-chave:

Liberdade acadêmica. Autonomia intelectual. Criança. Educação Infantil.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar discussões voltadas para uma questão fundamental em nossos dias: a liberdade acadêmica, com ênfase na valorização da autonomia do professor em quaisquer níveis de ensino, para aprender e também para ensinar. Atrelado a essa temática, discutimos o trabalho na Educação Infantil relativo ao campo de experiência espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

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Biografia do Autor

Meire Nadja Meira de Souza, Secretaria de Estado de Educação do DF

? mestra em Educação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática . Participa dos grupos de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM e Formação de Professores que ensinam Matemática. Possui Pós - Graduação em Psicopedagogia Institucional, pela UCB (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela UnB (2004). ? professora do Ensino Fundamental I da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atuando principalmente na alfabetização de crianças nos anos iniciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

SANDES, J. P.; SOUZA, M. N. M. de; MOREIRA, G. E. Práticas pedagógicas e a construção do conhecimento matemático na educação infantil: autonomia para aprender e para ensinar. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 249–265, 2019. DOI: 10.26843/v13.n1.2020.847.p249-265. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/847. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: ? Desafios e perspectivas da educação infantil: políticas e direitos da criança? ?