A pertinência da legislação sobre o ensino de História e Cultura africanas e afro -brasileiras : desafios para a formação docente

Autores

  • Isis Sousa Longo Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.26843/v6.n2.2013.78.p259%20-%20272

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Lei 10.639/03, Racismo, Formação docente

Resumo

Resumo

A Lei 10.639/03 tornou-se um marco na história da Educação Brasileira ao incluir no currículo da Educação Básica, o ensino da História e Cultura da África e dos afro-brasileiros. A pertinência da legislação implica políticas públicas que favoreçam a formação docente para que as discussões sobre diversidades, africanidades e multiculturalismo de fato ocorram nas escolas. Esta pesquisa procurou conhecer e avaliar publicações e textos oficiais do Ministério da Educação sobre a temática e estabelecer relações entre a lei e o cotidiano escolar, para compreender como esses materiais poderiam contribuir para a superação do racismo, discriminação e preconceitos construídos por séculos e reiterados pela ideologia da democracia racial que persiste nas relações pessoais, nas instituições sociais, em materiais didáticos e práticas escolares.

Palavras-chaves: Diversidade cultural; Lei 10.639/03; Racismo ;Formação docente.

The relevance of the legislation on the teaching of African History and Culture and african-Brazilian: challenges for teacher training

Abstract

The Law 10,639/03 became a sign in the history of Brazilian education to include, in the curriculum of basic education, the teaching of history and culture of Africa and Afro-Brazilians. The relevance of the legislation requires public policies that favor teacher education so that discussions about diversity and multiculturalism in fact occur in schools. This research sought to understand and evaluate publications and official texts of the Ministry of Education on the subject, and to establish parallels between the law and the school everyday, in order to understand how these materials could contribute to the overcoming of racism, discrimination and prejudices built for centuries and repeated by the ideology of racial democracy that persists in personal relationships, social institutions, in educational materials and school practices.

Key words: Cultural diversity;Law 10.639/03; Racism ;Teacher education.

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Biografia do Autor

Isis Sousa Longo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo- USP (2008). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Municipal

de São Caetano do Sul (USCS). Professora da Educação Básica. Militante dos Direitos Humanos.

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Publicado

2017-09-14

Como Citar

LONGO, I. S. A pertinência da legislação sobre o ensino de História e Cultura africanas e afro -brasileiras : desafios para a formação docente. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 259–272, 2017. DOI: 10.26843/v6.n2.2013.78.p259 - 272. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/78. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos