Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/v13.n1.2020.777.p176-190

Palavras-chave:

Creche, espaço pedagógico, aprendizagem, desenvolvimento

Resumo

O presente estudo procura compreender de que forma a organização do espaço o torna de fato um ambiente educativo na educação infantil, especialmente na etapa da creche. Para tanto, utilizou-se o método de investigação bibliográfica, que ajudou a compreender o processo de maturação, desenvolvimento e aprendizagem da criança a partir da organização do espaço educativo da creche. Discute-se nele a ideia de que o espaço educacional da creche, quando colocado em uma relação de diálogo com tudo o que compõe o fazer pedagógico da creche, é fundamental para a maturação, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. O estudo conclui que este espaço, aliado à dinâmica pedagógica, pode levar a experiências significativas ou frustrantes nessa fase da vida, uma vez que é neste período é muito importante no desenvolvimento da personalidade da criança.

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Biografia do Autor

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle

Graduado em Filosofia e Pedagogia; Mestre em Educação pela Unicid (2010) e Doutor em Educação pela Universidade La Salle (2018)

Gabriela Rodrigues Almeida da Rosa, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle (2016).

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

TREZZI, C.; RODRIGUES ALMEIDA DA ROSA, G. Os ambientes educativos na creche e sua influência no desenvolvimento da criança. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 176–190, 2019. DOI: 10.26843/v13.n1.2020.777.p176-190. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/777. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: ? Desafios e perspectivas da educação infantil: políticas e direitos da criança? ?