Meu livro do tempo: narrativas e desenhos das crianças da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/v12.n2.2019.720.p199-221

Palavras-chave:

EDUCA? ? O INFANTIL, CONCEITO DE TEMPO, NARRATIVAS INFANTIS.

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo analisar os desenhos e as narrativas de crianças de 4 a 6 anos, quando envolvidas na discussão do conceito de tempo. O recorte aqui apresentado centra-se na etapa final da pesquisa em sala de aula, nos momentos de produção do Meu livro do tempo. A pesquisa foi realizada numa turma de Educação Infantil da rede municipal de uma cidade do interior paulista. Apoia-se na perspectiva histórico-cultural e toma como fonte de dados as narrativas e os desenhos produzidos pelas crianças. A análise apoia-se em indícios de apropriação de marcadores temporais pelas crianças, bem como na explicitação de práticas culturais relacionadas ao tempo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

NASCIMENTO VILAS BOAS, S.; MENDES NACARATO, A. Meu livro do tempo: narrativas e desenhos das crianças da educação infantil. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 199–221, 2019. DOI: 10.26843/v12.n2.2019.720.p199-221. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/720. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Narrar a infância, narrar a juventude: educação, espaços, saúde e artes