O/a professor/a de educação física na educação infantil

Autores

  • Priscila Errerias Bonfietti
  • Gabriel da Costa Spolaor
  • Rogério de Melo Grillo
  • Elaine Prodócimo

DOI:

https://doi.org/10.26843/v12.n1.2019.674.p160-176

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação Infantil, Professor/a de Educação Física, Prática Docente, Scholar Physical Education, Early Chilhood Education, Physical Education Teacher,

Resumo

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a presença do/a professor/a de Educação Física na Educação Infantil da rede pública de ensino de Jundiaí, SP. Foi realizada pesquisa qualitativa por meio de observações de 50 aulas de Educação Física em 4 escolas e entrevistas semi-estruturadas com os/as 4 professores/as observados/as e as 4 coordenadoras pedagógicas. Verificou-se que a prefeitura fornece material didático e horários de capacitação aos/às especialistas. Porém, esses/as ainda carecem de maior integração e valorização no contexto escolar. Faltam condições estruturais adequadas e a tematização da Cultura Corporal ainda é pouco presente nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

BONFIETTI, P. E.; SPOLAOR, G. da C.; GRILLO, R. de M.; PRODÓCIMO, E. O/a professor/a de educação física na educação infantil. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 160–176, 2019. DOI: 10.26843/v12.n1.2019.674.p160-176. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/674. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo e Movimento na Educação Básica