A formação inicial do gestor educacional na região do grande ABC Paulista

Autores

  • Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Estéfano Vizconde Veraszto UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26843/v7.n1.2014.65.p166%20-%20178

Palavras-chave:

Pedagogia, Formação de gestores

Resumo

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada na região do Grande ABC com o propósito de verificar se a formação inicial dos gestores educacionais dessa região está de acordo com as DCNs de Pedagogia. Para tanto, empreendeu-se a análise das matrizes curriculares, dos projetos pedagógicos e planos de ensino dos 14 cursos de Pedagogia da região, tendo como instrumento de coleta de dados a análise documental. Os resultados mostram que o modelo de formação adotado pelas IES não consegue aprofundar questões relativas à organização da escola sob o ponto de vista político-pedagógico e administrativo. Ao contrário, existe a prevalência do aprofundamento de estudos reflexivos voltados à formação política e humanística de futuros pedagogos(as) e para o exercício da docência em sala de aula em detrimento da gestão educacional.

Palavras-chave: Pedagogia;Formação de gestores.

Initial training of the education manager at the great ABC region in São Paulo state 

Abstract

This paper presents the results of a qualitative research conducted in the

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Publicado

2017-09-14

Como Citar

MIRANDA, N. A. de; VERASZTO, E. V. A formação inicial do gestor educacional na região do grande ABC Paulista. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 166–178, 2017. DOI: 10.26843/v7.n1.2014.65.p166 - 178. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/65. Acesso em: 20 jul. 2024.

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