Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças

Autores

  • Maria Aparecida Guedes Monção USP

DOI:

https://doi.org/10.26843/v11.n2.2018.619.p259%20-%20276

Palavras-chave:

Educação infantil, Relação entre adultos e crianças, Gestão democrática.

Resumo

Neste artigo discute-se a relação entre adultos e crianças nas instituições de educação infantil. Considera-se que a constituição de práticas dialógicas entre docentes e as crianças é um pressuposto central para a efetivação de uma pedagogia da infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso de cunho etnográfico, em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São Paulo, que atende crianças de zero a quatro anos. Os procedimentos conjugaram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O propósito do presente artigo é a apresentar a análise de uma das categorias da pesquisa, relacionada as relações estabelecidas entre as professoras e as crianças no contexto do CEI pesquisado. Os principais autores utilizados foram Janusz Korczak e Jean Piaget. Os resultados do estudo, evidenciam, um contexto educacional complexo, envolto em práticas autoritárias e pouco atentas às crianças e a suas necessidades em que o castigo e as repreensões são utilizados como forma de educar as crianças pequenas e os bebês.

PALAVRAS-CHAVES: EDUCA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KORCZAK, Janusz. Como amar uma criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

KORCZAK, Janusz. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: Summus, 1981.

LUZ, Iza Rodrigues da. Relações entre crianças e adultos na educação infantil. Brasí- lia, DF, 2009. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2013

MANTOVANI, Susanna; PERANI, Rita. Uma profissão a ser inventada: o educador da primeira infância. Pro-posições, Campinas, SP, v. 10, n. 1 (28), p. 75-98, mar. 1999.

MARANGON, Ana Carolina Rodrigues. Janusz Korczak: precursor dos direitos da criança. São Paulo: Edunesp, 2007.

MON? ? O, Maria A. Guedes. Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena. 2013. (Tese Doutorado em Educação) ? Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2013.

MON? ? O, Maria A. Guedes. Cenas do cotidiano na educação infantil: desafios na integração entre cuidado e educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.43, n.1, p.161- 176, jan./mar.2017.

NUNES, Leonília de Souza. Escuta sensível do professor: uma dimensão da qualidade da educação infantil. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2009.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? 18. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007. TRIST? O, Fernanda Carolina Dias. Ser professora de bebês: um estudo de caso em uma creche conveniada. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

MONÇÃO, M. A. G. Cenas do cotidiano de um centro de educação infantil: em foco a relação entre adultos e crianças. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 259–276, 2018. DOI: 10.26843/v11.n2.2018.619.p259 - 276. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/619. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos