Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial

Autores

  • Regina Magna Bonifácio de Araújo DEEDU/PPGE/UFOP
  • Célia Maria Fernandes Nunes DEEDU/PPGE/UFOP
  • Nilzilene Imaculada Lucindo DEEDU/PPGE/UFOP

DOI:

https://doi.org/10.26843/v11.n2.2018.618.p240%20-%20258

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Formação de pedagogos, Egressos.

Resumo

O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: CURSO DE PEDAGOGIA; FORMA

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

DE ARAÚJO, R. M. B.; NUNES, C. M. F.; LUCINDO, N. I. Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 240–258, 2018. DOI: 10.26843/v11.n2.2018.618.p240 - 258. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/618. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos