Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010

Autores

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna UNIFESP
  • Márcia Aparecida Jacomini UNIFESP
  • Isabel Melero Bello UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.26843/v11.n2.2018.616.p210%20-%20226

Palavras-chave:

Qualidade da educação, Políticas educacionais, Produção do conhecimento, Educação básica.

Resumo

O artigo apresenta resultado de pesquisa sobre como a temática da qualidade da educação tem sido tratada em teses e dissertações. Ele faz parte de pesquisa mais ampla de revisão de literatura, com base na produção discente da pós-graduação em políticas educacionais no período 2000- 2010. Foram analisados 46 resumos de teses e dissertações que discutem a qualidade do ensino/ da educação a fim de compreender como a questão da qualidade vem sendo definida e tratada nas produções acadêmicas na área de políticas educacionais. Observou-se que a temática da qualidade da educação vem sendo tratada sob diferentes aspectos, com prevalência de estudos sobre a escola de educação básica. Em sua maioria, os trabalhos analisados reafirmam a necessidade de a qualidade da educação ser considerada como parte inerente ao direito à educação e estar vinculada à formação para a cidadania e aos direitos sociais.

PALAVRAS-CHAVE: QUALIDADE DA EDUCA

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

PENNA, M. G. de O.; JACOMINI, M. A.; BELLO, I. M. Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 210–226, 2018. DOI: 10.26843/v11.n2.2018.616.p210 - 226. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/616. Acesso em: 13 jul. 2024.

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