Teias de anima: contribuições dos estudos do imaginário para a educação

Autores

  • Lúcia Maria Vaz Peres Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Deonir Luís Kurek Universidade Federal de Santa Maria
  • Deonir Luís Kurek Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26843/v1.n1.2008.574.p%25p

Palavras-chave:

Imaginário, Educação, Docência, Cotidiano.

Resumo

Resumo

Este texto apresenta uma defesa de um novo olhar sobre a educação. A fundamentação da argumentação está centrada em teóricos do campo do imaginário. A reflexão proposta pretende contribuir com discussões necessárias à educação, visto que o contexto atual anseia por reflexões que considerem elementos como emoção, estética, sentimentos, produção simbólica, corporeidade etc., os quais não tiveram a atenção merecida por paradigmas pautados na racionalidade positivista ou pragmática.

Palavras-chave: Imaginário; Educação; Docência; Cotidiano.

Abstract

This text presents a defense of a new look at education. The fundamentation of the argumentation is centered on theorists in the field of the imaginary. The proposed reflection aims to contribute to necessary discussions for education, since the current context yearns for reflections that take into consideration elements such as emotion, aesthetics, feelings, symbolic production, corporeity etc., which have not received deserved attention by paradigms based on positivist or pragmatic rationality.

Keywords: Imaginary; Education; Teaching; Quotidian.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSUN? ? O, A. V. Por uma razão sensível: método e imaginação criadora no design industrial (dissertação de mestrado). Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2004, 154p ASSIS, M. de. Dom Casmurro. São Paulo: Abril Cultural, 1978. BACHELARD, G. A terra e os devaneios do repouso: ensaios sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes, 1990. _________. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1998a. _________. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998b. _________. A poética do devaneio. São Paulo: Martins fontes, 2001. BEDIN, S. A. Escola: da magia da Criação as éticas que sustentam a escola pública. Porto Alegre (tese de doutorado), 2004, 271f. DURAND, G. Imaginação Simbólica. São Paulo: Martins Fontes, 1988. MACHADO DA SILVA, J. Tecnologias do Imaginário. In PERES, L. M. V (org.). Imaginário: no ? entre-saberes? ? do arcaico e do cotidiano. Pelotas: Editora e Gráfica da UFPel, 2004. MAFFESOLI. M. A conquista do presente. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1984, 1985. PERES, L. M. V. Dos saberes pessoais à visibilidade de uma Pedagogia simbólica. Porto Alegre (tese de doutorado), UFRGS, 1999, 185f. SANTOS, B. dos S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1987.

Downloads

Publicado

2018-03-27

Como Citar

PERES, L. M. V.; KUREK, D. L.; KUREK, D. L. Teias de anima: contribuições dos estudos do imaginário para a educação. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.26843/v1.n1.2008.574.p%p. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/574. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos