Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica

Autores

  • Marília Claret Geraes Duran

DOI:

https://doi.org/10.26843/v2.n2.2009.551.p22%20-%2036

Palavras-chave:

Formação de professores, Autobiografia, Autoformação.

Resumo

Resumo

O artigo relaciona-se com a investigação de processos formativos de professores, considerando a abordagem (auto)biográfica. Insere-se na temática da autoformação, entendida como processo de apropriação e reapropriação individual da própria formação. Ao atribuir ao sujeito um lugar central no processo formativo, a autoformação se constitui como um dos processos formativos fundamentais. As discussões aqui apresentadas situam-se na perspectiva daqueles autores que reconhecem no método biográfico, nas histórias de vida, afinidades heurísticas e formativas em relação à problemática da autoformação.

Palavras-chave: Formação de professores; Autobiografia; Autoformação.

Formation and self formation: a discution about memories, history of life and an self biographic approach

Abstract

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Referências

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Publicado

2018-03-22

Como Citar

DURAN, M. C. G. Formação e autoformação: uma discussão sobre memórias, histórias de vida e abordagem autobiográfica. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 22–36, 2018. DOI: 10.26843/v2.n2.2009.551.p22 - 36. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/551. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos