Desafios para a universidade contemporânea: questões basilares, profissionalidade docente e currículo.

Autores

  • Margarete Boccia UNINOVE
  • Patricia Bioto Cavalcanti PUC-SP
  • Adriano Nogueira
  • Rosiley Teixeira
  • Andreza Gessi Trova

DOI:

https://doi.org/10.26843/v8.n1.2015.512.p31%20-%2043

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Currículo, Universidade.

Resumo

RESUMO

O presente texto se desenvolverá partindo de três perspectivas: a crise na universidade, o trabalho docente e o currículo. A discussão elaborada tem como objetivo apresentar os parâmetros de análise para proceder à pesquisa sobre as universidades populares.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho Docente, Currículo, Universidade.

CHALLENGES FOR THE CONTEMPORARY UNIVERSITY: BASIC QUESTIONS, TEACHING WORK AND CURRICULUM

ABSTRACT

This paper develops starting from three perspectives: the crisis at the university, the teaching work and the curriculum. The discussion developed aims to present the analysis parameters to carry out the research on popular universities.

KEY WORDS: Teaching Work, Curriculum, University.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNSTEIN, B. A estrutura do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996. BOBBIT, F. The Curriculum. 3ª ed. New York: Arno Press & The New York Times, 1918. BRASIL, Lei n. 9.678, de 3 de julho de 1998. Institui a Gratificação de estímulo à Docência no Magistério Superior, e dá outras providências. Alterado pela Lei n. 11.087, de 4 de janeiro de 2005. Diá- rio Oficial da União. Brasília, DF, 5 de jan 2005. CHAUÍ, M. Resistir às determinações do mercado, em busca da autonomia do saber. Revista ADUSP, n. 21, dezembro de 2000. Disponível no site: http://www. adusp.org.br/files/revistas/21/r21a09. pdf. Acesso em 28 de janeiro de 2012. __________ A universidade pública sob nova perspectiva. Conferência de abertura da 26ª Reunião Anual da ANPED. Poços de Caldas, MG, 05 de outubro de 2003. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set/out/ nov/dez 2003. GALLO, S. A organização do currículo. Série Currículo: conhecimento e cultura. TV Escola/Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação, ano XIX, nº1, abril/2009 GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. LOSS, A. S. A construção da matriz curricular da UFFS. Diretoria Pedagógica. Mimeografado. Chapecó, U.F.F.S.2012. MAINARDES, J. & STREMEL, S. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias, v. 11, n. 22, p. 1-24, maio/ago 2010. NOSELLA, P. Compromisso político e competência técnica: 20 anos depois. Educação e Sociedade, vol. 26, n. 90, p. 223-238, jan/abr 2005. PERRENOUD, P. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 9-27, julho/2003. SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995. ______________. A Universidade no Sé- culo XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2008. SANTOS, L. A construção do currículo. Série Currículo: conhecimento e cultura. TV Escola/Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação, ano XIX, nº1, abril/2009 SEVCENKO, N. Orfeu estático na Metrópole. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. SOUTO, R. T. Recrutamento e qualificação de professores primários instituída na instrução Pública Paulista: um estudo das tecnologias de estado no campo educacional (1892 a 1933). São Paulo: PUC (tese de doutorado), 2005. TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo e ensino. Trad. Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo, 1975. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2018-01-11

Como Citar

BOCCIA, M.; CAVALCANTI, P. B.; NOGUEIRA, A.; TEIXEIRA, R.; TROVA, A. G. Desafios para a universidade contemporânea: questões basilares, profissionalidade docente e currículo. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 31–43, 2018. DOI: 10.26843/v8.n1.2015.512.p31 - 43. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/512. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.