Formação continuada de professores no contexto de trabalho: do prescrito ao executado

Autores

  • Laurinda Ramalho de Almeida PUC - SP
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco PUC - SP

DOI:

https://doi.org/10.26843/v7.n3.2014.497.p485%20-%20493

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico ? ? Formação continuada, Formação em contextos de trabalho.

Resumo

RESUMO

Esta comunicação refere-se a um recorte de pesquisa realizada em 2010-2011 sobre o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores. Objetiva analisar a formação de professores em contextos de trabalho, confrontando o que é prescrito na legislação e na literatura pedagógica sobre o coordenador com o que é efetivamente executado nas escolas, conforme depoimento de coordenadores, diretores e professores de escolas estaduais e municipais das cinco regiões brasileiras. Questionários, entrevistas e análise documental foram as técnicas empregadas. Os resultados indicam que, embora a legislação e a literatura defendam que a formação continuada dos professores no contexto de trabalho é atribuição dos coordenadores pedagógicos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L.R. A dimensão relacional

no processo de formação docente: uma

abordagem possível. In: BRUNO, E.B.G;

ALMEIDA, L.R. e CHRISTOV, L.H.S (orgs).

O coordenador pedagógico e a formação

docente. São Paulo: Loyola, 2000.

BRUNO, E. B. G. O trabalho coletivo no

espaço de formação. In autores coletivos.

O coordenador pedagógico e a educação

continuada. São Paulo: Loyola, 1998.

p. 13-16.

CANÁRIO, Rui. Formação e Desenvolvimento

Profissional dos Professores. in

Conferência Desenvolvimento Profissional

dos Professores. Para a Qualidade e para

a Equidade da Aprendizagem ao Longo

da Vida. Lisboa: Universidade de Lisboa,

p. 133-148.

PLACCO, V.M.N.S.; ALMEIDA, L.R.;

SOUZA, V.L.T. O coordenador pedagó-

gico e a formação de professores: Intenções,

tensões e contradições. In: Estudos

e pesquisas educacionais. São Paulo: FVC,

n°2, nov/2011. p. 227-287.

PLACCO, V.M.N.S.; SOUZA, V.L.T. Desafios

ao coordenador pedagógico no

trabalho coletivo da escola: intervenção

ou prevenção? In: PLACCO, V. M. N. S. e

ALMEIDA, L.R. (orgs). O coordenador pedagógico

e os desafios da educação. São

Paulo: Loyola, 2008.

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

DE ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. de S. Formação continuada de professores no contexto de trabalho: do prescrito ao executado. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 485–493, 2018. DOI: 10.26843/v7.n3.2014.497.p485 - 493. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/497. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos