As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública

Autores

  • Maria Suzana De Stefano Menin
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite
  • Juliana Aparecida Matias Zechi
  • Patrícia Cralcev Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.26843/v7.n2.2014.487.p349%20-%20360

Palavras-chave:

Representações sociais, Diretor escolar, Escola pública.

Resumo

Resumo

Este artigo relata resultados de uma pesquisa realizada com 35 diretores de escola da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRIC, J. L? organization interne des représentations sociales: système central et système périphèrique. In: GUIMELLI, C. Structures et transformations des représentations sociales.Lausanne: Delachaux et Niestlé. 1994. p. 73-83. ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. de (Orgs.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. 2 ed. Goiânia: AB, 2000. p. 27-38. BEISIEGEL, C. R. A qualidade do ensino a escola pública. Brasília: Líber Livro, 2006. DOISE, W. Representações sociais sobre a identidade pessoal. Em Beauvois, J-L; Dubois, N.; Doise, W.; La construction sociale de la personne. Saint-Martin-d? Hères (Isère). Presses Universitaires de Grenoble, 1999. FLAMENT, C. Estrutura e dinâmica das representações sociais. In: JODELET, D. (Org). As representações sociais. Tradução: Lilian Ulup. Rio de Janeiro EdUERJ, 2001, p.173-186. FRANCO, M. L. P. Análise de conteúdo. Brasília: Líber Livro, 2008. FREITAS, Luís Carlos. Os novos reformadores: o impacto da lógica empresarial na organização escolar. In: XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Livro1, 2012, Campinas. Anais: Junqueira&Marin Editores, 2012. p. 52-65. GARCIA, T. de O.; CORREA, B. C. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pú- blica. Revista Retratos da Escola, Brasí- lia, v. 3, n. 04, p. 225-237, jan./jun. 2009. GATTI, B. A.; BARRETO, E. de S. (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. GATTI, B. A.; BARRETO, E. de S.; ANDR? , Marli E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. GILLY, M. As representações sociais no campo da educação. In: JODELE, D. (Org). As representações sociais. Tradução: Lilian Ulup. Rio de Janeiro EdUERJ, 2001, p.17-44. L? DKE, M.; ANDR? , M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MOSCOVICI, S. A representação social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. PARO, V. H. Educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010. PARO, V. H. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã. 2007. PARO, V. H. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. São Paulo: Xamã, 2003. PARO, Vitor Henrique. Gestão democrá- tica na escola pública. São Paulo: Ática, 2001. RIBEIRO, J. Q. Introdução à administração escolar. In: TEIXEIRA, A. S.; RIBEIRO, J. Q.; BREJON. M.; MASCARO, C. C. Administração escolar. Salvador: ANPAE, 1968. 360 Menin msds, Leite yuf, Zechi jam, Azevedo pc. As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública S? O PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Resolução SE nº 70/2010. Dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual e os referenciais bibliográficos que fundamentam os exames, concursos e processos seletivos, e dá providências correlatas. São Paulo: SEE, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2013. SILVA JUNIOR, C. A. da. A escola pública como local de trabalho. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1990. VERG? S, P. Ensemble de programmes permettant l? analyse des évocations. Manuel. EVOC 2000. Version 15 octobre 2003. Aix-en-Provence, France.

Downloads

Publicado

2018-01-04

Como Citar

MENIN, M. S. D. S.; LEITE, Y. U. F.; ZECHI, J. A. M.; AZEVEDO, P. C. As representações sociais dos gestores sobre seu papel na escola pública. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 349–360, 2018. DOI: 10.26843/v7.n2.2014.487.p349 - 360. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/487. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos