Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente

Autores

  • Gilmar Afonso de Lucas Universidade Cidade de São Paulo
  • Margarète May Berkenbrock Rosito Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26843/v11.n1.2018.216.p163%20-%20179

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Estética, Narrativa

Resumo

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo investigar e compreender o sentido da experiência estética nos processos pedagógicos de ensinar, aprender e formar por meio da Educação Matemática. O estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi a narrativa de si, abordando a vida pessoal, acadêmica e profissional do pesquisador, em diferentes espaços e tempos de formação, visando a análise da percepção, interpretação e compreensão dos fatos apresentados pelo pesquisador, sob o enfoque hermenêutico para sua análise à luz da Educação Estética. O estudo mostra que a experiência estética é um processo, que considera as emoções e sentimentos como um saber epistêmico, promove uma reflexão sobre as escolhas, sobre os saberes e as experiências do sujeito, o que faz surgir a autoria, a biografia educativa, resultando em novos conhecimentos, quando tomam consciência de que há mudanças nas relações e no entendimento da diversidade e das transformações, em que se possa (re)constituir suas identidades pessoais/profissionais e reinventar representações e práticas. Por fim, busca-se compreender a importância de experiências estéticas, para se refletir sobre os efeitos das mudanças na (re)constituição identitária e contribuir, assim, com a formação de professores.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Afonso de Lucas, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação- UNICID. Professor do Curso de Matemática -UNICID

Margarète May Berkenbrock Rosito, Universidade Cidade de São Paulo

Doutorado em Educação-UNICAMP. Pós-doutorado em História da Educação- Universidade de Lisboa. Pesquisadora e Professora do Programa de Pòs-Graduação: Mestrado em Educação e Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais.

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

LUCAS, G. A. de; ROSITO, M. M. B. Experiência estética e Educação Matemática: reflexões sobre a formação docente. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 163–179, 2018. DOI: 10.26843/v11.n1.2018.216.p163 - 179. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/216. Acesso em: 14 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>