A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional

Autores

  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto
  • Thatiana F. Guedes Pineda UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.189.p122%20-%20133

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Infantil, trabalho docente

Resumo

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre a Formação Continuada de professoras de pré-escola, da rede municipal de Educação de Jandira (SP), que buscou compreender os impactos da Formação Continuada na sua prática docente. A pesquisa norteou-se por três eixos: a Educação Infantil, a Formação Continuada e os impactos no trabalho docente, oriundos da formação dos profissionais deste nível da Educação Básica, a partir dos diálogos estabelecidos com as professoras, sujeitos da pesquisa. O estudo teve como objetivo ouvir as docentes sobre os três eixos acima descritos. O presente texto refere-se ao caminho metodológico e aos resultados apresentados na pesquisa, com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a Formação Continuada de professoras da Educação Infantil, neste momento de consideráveis avanços desta etapa de ensino no Brasil.

Palavras-chave: Formação Continuada; Educação Infantil; Trabalho docente.

The Continued Training of Teachers of Child Education in the Educational Sphere 

Abstract

This article is the result of research on the continued training of preschool teachers of the municipal school district of Jandira (SP). The study sought to understand the impacts of continued training in the teaching practice of educators. It was guided by three axes: child education, continued training and the impacts on the teaching work, originated in the training of professionals of elementary education. The aim of the research was to establish a dialogue with several teachers, so as to learn their view on the above mentioned axes. This text refers to the methodological approach and the results presented in the survey, in order to contribute to the speculation on the continued training of child education teachers in the current period, which presents significant advances of this teaching stage in Brazil.

Key words: Continued training;Child education; Teaching work.

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

JARDILINO, J. R. L.; PINEDA, T. F. G. A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 122–133, 2017. DOI: 10.26843/v3.n1.2010.189.p122 - 133. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/189. Acesso em: 30 maio. 2024.

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