Qualidade da educação e Ensino Fundamental de nove anos: algumas reflexões

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DOI:

https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.188.p75%20-%2092

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de nove anos, qualidade do ensino, direito à educação

Resumo

Resumo

Este artigo pretende articular o debate acerca da qualidade de ensino com a implementação do Ensino Fundamental de nove anos. O texto é resultado de discussões e de pesquisa realizada por um Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação da USP, coordenado pela Profa. Dra. Lisete Arelaro, entre os anos de 2006 e 2008. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação. O foco do estudo foi analisar os dados recolhidos sobre três aspectos: direito à educação, gestão democrática e qualidade de ensino. Ainda que sejam complementares, optamos por, neste texto, trazer à luz algumas reflexões sobre a qualidade de ensino. Os resultados apontam para a implantação do Ensino Fundamental de nove anos sem a devida organização material e pedagógica da escola, para que esta possa realizar um ensino de qualidade e a efetivação do direito à educação.

Palavras-chave: Ensino Fundamental de nove anos; Qualidade do ensino; Direito à educação.

Quality of education and basic education of nine years: some reflections 

Abstract

This article intends to articulate the debate about the quality of education with the implementation of basic education of nine-year-olds. The text is the result of discussions and studies carried by a research group at the School of Education at the University of São Paulo (USP) coordinated by Professor Lisete Arelaro, from 2006 to 2008. This is a qualitative research in education. The aim of the research was to analyze data collected on three aspects: right to education, democratic management and educational quality. Despite being complementary, we chose to mention some reflections on the quality of education in this text. The results provide evidence that the deployment of Basic Education of nine-year-olds did not present proper pedagogical and material organization of the schools for them to provide quality education and full right to education.

Key words: Basic education of nine-year-olds; Quality of education; Right to education.

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp.

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

JACOMINI, M. A.; KLEIN, S. B. Qualidade da educação e Ensino Fundamental de nove anos: algumas reflexões. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 75–92, 2017. DOI: 10.26843/v3.n1.2010.188.p75 - 92. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/188. Acesso em: 30 maio. 2024.

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